Quimica geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A determinação da densidade é usada em muitas áreas para caracterizar determinadas propriedades de um produto ou material. Ela é uma propriedade física da matéria, assim como odor, cor, ponto de fusão e ponto de ebulição. A densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria que a identifica e a diferencia das outras substâncias. Adensidade relativa de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão. Esse relatório mostrará três formas de se obter a densidade de líquidos e sólidos, usando-se três métodos de obtê-la. Para obter a densidade de líquidos serão usados três métodos: a picnometria, o densímetro, e pelo quociente de sua massa pelo seu volume.O método para calcular a densidade dos metais será colocando-os em uma proveta com água, calculando sua densidade pelo volume de água deslocado. E o método de calcular a densidade dos cubos será pela medição de suas arestas, e pela sua massa, usando-se quociente da divisão de sua massa e volume para defini-la.
http://pt.scribd.com/doc/53948259/relatorio-2-Densidade-de-solidos-e-liquidosOBJETIVO

Tem-se como objetivo identificar as mostras sólidas e líquidas através do cálculo de sua densidade, determinar a massa das substâncias sólidas utilizando uma balança e aprender a utilizar o densímetro e o picnômetro de maneira correta.
MATERIAIS E MÉTODOS – EXPERIMENTAL
Materiais
Água destilada
Amostras de líquidos
Amostras de metais
Balança analíticaProvetas
Densímetros
Paquímetro
Amostras de madeira


Em uma proveta de 250ml havia o líquido problema (etanol), e dentro dela encontrava-se mergulhado o densímetro com leitura direta numa escala para medir a densidade do líquido problema.
Pesaram-se os metais que se encontravam na bancada, sendo eles: madeira, ferro e latão. Depois foi colocado 70ml de água destilada em uma proveta de 250mle introduziu-se um metal por vez dentro da proveta, foi medido o volume da proveta logo após inserir o metal na mesma. A diferença entre este novo volume e os 70ml que antes se encontrava a proveta, corresponde ao volume ocupado pelo metal inserido. Logo depois, calculou-se a densidade de cada material dividindo a massa do mesmo pelo volume deslocado na proveta. O experimento foi repetido trêsvezes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Procedimento
Densidade absoluta de sólidos – amostra metálica irregular – deslocamento de volume
Pesar a amostra de um metal (M) e anotar a massa no quadro abaixo.
Colocar água destilada na proveta. Anotar o volume de líquido.
Mergulhar, lenta e cuidadosamente a amostra na proveta com água para medir seu volume com o deslocamento do volume de água.Anotar a leitura do volume de água (não se esqueça do menisco). O volume da amostra será o mesmo volume de líquido deslocado. Completar a tabela a seguir.
Material escolhido: Latão
Medida Valor
Massa da amostra (g) 57,4703g
Volume inicial da água na proveta (mL) 170,0mL
Volume final da água na proveta (mL) 173,0mL
Volume do metal (mL) 3,0mL
Densidade (g/mL) d=m/(v ) = 57,4703/3,0 = 19,1567g/mLDensidade absoluta de sólidos – amostra metálica ou de madeira regular – cálculo do volume da forma geométrica
Com o auxílio do paquímetro, fazer as medidas necessárias em uma amostra de forma regular.
Calcular o volume do sólido utilizando equações geométricas.
Medir a massa da amostra.
Determinar sua densidade.
Preencher a tabela abaixo.


Material escolhido: MadeiraPropriedade Valor
Massa da amostra (g) 3,34389g
Volume da amostra (〖cm〗^3) 5,832〖cm〗^3
Densidade da amostra (g/〖cm〗^3) d=m/(v ) = 3,34389/5,832 = 0,5733g/〖cm〗^3

ANÁLISE DOS RESULTADOS

A partir dos dados obtidos foi possível analisar que o método do picnômetro foi muito preciso e exato para calcular a densidade de um líquido, pois seu desvio padrão foi extremamente pequeno e a média dos...
tracking img