Quimica geral 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) O sal de cozinha é um composto de sódio e cloro. Como você sabe que ele não é uma mistura? R: Ele é um composto iônico, uma substância. Para ter mistura tem que ter duas substância , por exemplo backup e água
2) Um cubo de cobre tem aresta igual a 2,5 cm. Sua massa é igual a 14,0 g. Qual é a densidade do cobre? D= m(g) / V(cm^3)

Vol= (2,5)^3 Densidade = massa / volumeD = 14/(15,625) D= 0,896 g/cm 3

Quantos algaritimos significativos há em cada número:
a) 0,012 b) 0,10203 c) 36,042 d) 8401,0 e) 32100 f) 0,000012
R= 2 5 5 5 5 2
3) Defina:
HOMOGENEO => homo = igual, A mistura homogênea apresenta uma únicafase. São exemplos de misturas homogêneas: a água salgada, a gasolina, o ar, o vinagre e os vidros de janelas.
HETEROGENEO => hetero = diferente, Misturas heterôgeneas, óleo e água, não se misturam , estarão sempre diferentes.
FASE => A fase é definida como sendo uma região distinta, na qual todas as propriedades são as mesmas. As fases podem ser: sólida, líquida ou gasosa.
ELEMENTO =>Elemento é uma substância feita de átomos de um tipo. Existem cerca de 82 elementos que ocorrem naturalmente e cerca de outros 31 elementos criados artificialmente como listados na Tabela Periódica.
SOLUÇÃO => A mistura homogênea é, usualmente, chamada de solução. Uma solução pode ser sólida, líquida ou gasosa, as soluções não têm composições fixas.
COMPOSTO => Um composto é formadoquando átomos ou moléculas de diferentes elementos se combinam. Em um composto, os elementos estão quimicamente combinados em uma proporção fixa.

4) Classifique as substancias abaixo entre substancia pura e mistura:
a) cerveja M b) cloro P c) chocolate M d) vinho M e) ar empoeirado M f) água P
e) açuca P f) ferro P g) sal P h) álcool M

5) Como diferenciar mistura de substanciaou solução? A distinção entre uma solução e uma substância pura, no laboratório, é feita pela medida da temperatura nas respectivas mudanças de estado. Uma substância pura, tal como a água, ferve a temperatura constante. Por outro lado, o ponto de ebulição de uma solução líquida, por exemplo, água salgada, aumenta gradualmente.
6) Explique como você pode distinguir entre os dois membros de cadaum dos seguintes pares, e em cada caso mencione a propriedade usada para fazer a distinção:
(a) água líquida e gelo: Água em estado líquido (em si), Gelo é a água em estado sólido contendo a mesma massa da água líquida, porem congelada.
(b) água pura e água salgada: As moléculas de elementos químicos da água salgada e doce, se diversificam. Água doce é composta por H2O, HOH, já a água do maralém destes dois elementos é composto também por NaCl (Cloreto de Sódio). A Salinidade em cada globo de água é variável.
(c) alumínio e cobre: As diferenças entre Alumínio é Cobre, estão em sua consistência e rigidez. O Cobre tem mais resistência, é mais pesado que Alumínio. Tem pouca resistência de condução (eletrica e etc). O alumínio por sua vez, tem menos resistência, é leve, e tem maiorresistência de condução. É mais flexível que o Cobre.
A massa entre um e outro são diferentes o que explica este estado acima. A massa atômica do Cobre é de 63,6u.a quanto a do Alumínio é 27u.a. Sendo assim, o Cobre é mais denso e pesado que o Alumínio.
(d) água pura e álcool puro: A água pura e o Álcool puro tem diferenças no que diz respeito aos seus P.E (ponto de ebulição), P.F (ponto de fusão)e por fim densidade. Sendo assim temos:

Água pura = PE = 100ºC; PF = 0ºC; d = 1g/cm 3.
Álcool puro = PE = 78,5ºC; PF = -177ºC; d = 0,79g/cm 3.
(e) oxigênio gasoso puro e nitrogênio gasoso puro: O oxigênio natural é um gás incolor e inodoro, com densidade 1,105, que só liquefaz a -138º C, consiste numa mistura de três isótopos estáveis: o oxigênio 16 (99,758%), o oxigênio 17 (0,37%) e o...
tracking img