Quimica aplicada na agronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Química Aplicada a Agronomia




















INTRODUÇAO

O presente trabalho descreve a reação do solo e ph com aplicação de calcário e consequentemente suas reaçõesquímicas que neutralizam a acidez propiciando um solo cultivável.









































REAÇÃO DO SOLO E PH

A reação do solo é o fator que, emgeral, mais afeta a disponibilidade dos nutrientes às plantas. Sob acidez ou alcalinidade excessiva, entre outros problemas para as plantas, tem-se uma baixa disponibilidade de nutrientes. Portanto,antes do preparo do solo e da adubação, deve-se procurar saber as condições de acidez do solo.
O termo PH define a acidez ou alcalinidade relativa de uma solução. A escala de pH cobre uma amplitudede 0 a 14. Um valor de pH igual a 7,0 é neutro, ou seja, as atividades dos íons H+ e OH na solução são iguais. Valores abaixo de 7,0 são ácidos (predomina o H+) e acima de 7,0 são básicos (predomina oOH- na solução do solo). Na maioria dos solos o pH da solução do solo (fase líquida do solo) varia entre os valores de pH 4, e 9,0.

REAÇÃO ÁCIDA DO SOLO

A acidez é comum em todas as regiões ondea precipitação é suficientemente elevada para lixíviar quantidades apreciáveis de bases permutáveis (como o cálcio e o magnésio) na água de drenagem. Eles são substituídos por elementos acidificantescomo o hidrogênio, o manganês e o alumínio. Assim sendo, os solos formados sob condições de alta pluviosidade são mais ácidos do que aqueles formados sob condições áridas (LOPES, 1989). RAIJ (1991)afirma que o alumínio é, assim, causa da acidez excessiva de solos, sendo um dos responsáveis pelos efeitos desfavoráveis deste sobre os vegetais, por ser um elemento fito tóxico (tóxico aos vegetais).REAÇÃO ALCALINA DO SOLO

A alcalinidade ocorre quando, ao contrário, a pluviosidade é baixa e acumulam-se sais de cálcio, magnésio, potássio e carbonato de sódio, saturando o complexo...
tracking img