Questões de prova de annah harendt

1063 palavras 5 páginas
Aula: O que é autoridade?
Hannah Arendt

Questões iniciais:

1) A autoridade é o que produz a distinção entre governantes e governados? - Não. Essa distinção se dá no exercício institucional da política. Tem haver com a administração e otimização dos assuntos e decisões públicas, mas a autoridade é de outra natureza.

2) Qual o fundamento legítimo da autoridade política? - A autoridade é responsável pela permanência e estabilidade do corpo coletivo. Lida com o cuidado com a coisa pública e sua ligação com a constituição da comunidade política – idéia de “aumento” da fundação. A autoridade não tem a prerrogativa de guiar os rumos da experiência conjunta. A autoridade não detém poder.

3) Quem detém a autoridade na política moderna? - Não são ao atores políticos, não são as instituições, nem mesmo o povo. A autoridade repousa na constituição.

Tais questões estruturam aquilo que Arendt pretende analisar em seu ensaio sobre a autoridade.

- O tema na Gestão pública é de interesse fundamental, uma vez que o campo lida com o espaço administrativo que organiza a vida pública de uma coletividade. Cabe nos indagarmos exatamente a respeito da origem e da legitimidade da autoridade na política moderna.

- Primeira definição: a autoridade não é violência, autoridade não é tudo aquilo que gera obediência, autoridade não é poder. Porém, a autoridade pressupõe um grau de hierarquia e a autoridade gera obediência, mas uma obediência que preserva a liberdade (FAZER TABELA). O que Hannah Arendt deseja é entender a origem da legitimidade da autoridade política.

- Perspectivas sobre a autoridade na filosofia e história política:

Filosofia Grega:

1) Platão - A autoridade são aqueles padrões qualitativamente superiores de compreensão da vida humana, capazes de expressarem “verdades” essenciais, que coordenam a esfera política mais adequadamente e, por essa razão, coagem à obediência.

- Para Platão, para o governante deter autoridade, é necessário

Relacionados