Psicologia para a psicopedagogia ?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO – PSICOPEDAGOGIA
DISCIPLINA – Aspectos Cognitivos e Afetivos da Aprendizagem




Qual a contribuição da Psicologia para a Psicopedagogia?

Considerando que a Psicologia é umaciência, que tem como objeto de estudo a psique, e que usa como metodologia, a observação do indivíduo quanto ao seu desenvolvimento – a saber – investigar as modificações que ocorrem nos processos envolvidosna relação do indivíduo com o mundo (cognitivos, emocionais, afetivos etc.), analisando seus mecanismos básicos, para este fim, a Psicologia interage com outras ciências tais como a Medicina, aBiologia, a Filosofia, a Genética, a Antropologia, a Sociologia, além da Pedagogia. E estas áreas do conhecimento estão sobrepostas umas às outras.
Sabendo-se que o desenvolvimento é o processoatravés do qual o indivíduo interagindo com o meio físico e social, constitui suas características. Logo, as características do ser humano são historicamente formadas, contrário às outras espécies que têmsuas características biologicamente herdadas.
O desenvolvimento é um dos campos específicos de investigação da Psicologia. Desta forma, a Psicologia traz sua contribuição para a Psicopedagogiapor esta ser uma ciência, que tem por objetivo prático o processo de aprendizagem nos indivíduos em que se manifestam, no decorrer deste processo, dificuldades de apropriação dos conceitos,significados, objetos etc. Fato que ocorre tanto às crianças, como aos adultos, é a causa de transtornos, constrangimentos, rotulações e fracassos, principalmente, o fracasso escolar.
Com o propósito deprevenir, amenizar, e em alguns casos, superar as dificuldades de aprendizagem, a Psicopedagogia usa como metodologia, identificar através da investigação as possíveis causas deste fato. É defundamental importância, a junção dos conceitos da Psicologia para a atuação da Psicopedagogia, considerando-se que, as causas das dificuldades de aprendizagem, podem ser endógenas ou exógenas ao...
tracking img