questonario a vida é bela

497 palavras 2 páginas
Questionário sobre o filme “A vida é bela”
1. Quais os personagens centrais do filme? Caracterize-os.
Guido Orefice homem de bom coração, apaixonado, brincalhão, pai de Giosué esposo de Dora, garçom, Dora professora, mãe de Giosué, esposa de Guido, apaixonada, e Giosué Orefice Filho de Dora e Guido.
2. Porque o pai esconde o filho dentro do campo de concentração?
Para poupar a vida de seu filho, pois o judeus eram eliminados através de um suposto “banho”, na esperança de que seu filho sobrevivesse escondeu-o e foi sacrificado.
3. Qual a atitude do pai para proteger o filho da realidade da guerra e da violência? Cite cenas do filme em que isso acontece.
O pai inventa histórias, fazendo de tudo uma fantasia para seu filho, protegendo-o de todo o mal que Honda no momento da guerra. Em mais detalhes, o judeu Guido propõe um jogo ao seu filho Giosué, onde quem marcasse 1000 pontos , levaria um tanque de verdade para casa. O personagem, apaixonado pela vida, cria um ambiente de flores onde só tem guerra, para proteger seu filho.
4. Qual jogo o pai inventa para impedir que o filho perceba a violência do campo de concentração?
Guido chama as ações nos campos de concentração de gincana onde os judeus, que seguirem as regras – esconderem-se, manterem-se em silêncio e não pedirem por comida – ganham pontos e concorrem a um tanque de guerra.
5. Explique o título do filme e compare com a situação histórica vivida no mundo naquela época.
O título nos remete a ver na vida sempre um lado positivo, e mesmo em meio a tribulações, pois a Segunda Guerra Mundial foi bastante angustiante para o povo judeu, Guido conseguiu se manter vivo de espírito e esperançoso ainda que para proteger o filho. "A Vida é Bela" é um filme brilhante que consegue conciliar dois aspectos tão antagônicos como o encantamento pela vida e os horrores de uma guerra. O filme é construído em duas partes: Na 1ª parte, temos uma sátira muito bem feita sobre o fascismo italiano da época. Em sua 2ª

Relacionados