Questoes nr 10

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NR 10 -SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

1) Qual a aplicabilidade desta NR e o que visa garantir?

A NR-10 é um regulamento que tem como objetivo garantir a segurança e a saúde de todos os trabalhadores, tanto os que trabalham diretamente com energia elétrica quanto os que usam dela para o seu trabalho

2) Quando as instalações elétricas devem ser adotadas medidaspreventivas de controle de risco elétrico?

Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho.

3) Todas as empresas encontram-se obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas?As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.

4) O que os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW estão obrigados a manter? Justifique.

Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devemconstituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas.
A documentação é elemento chave para que uma empresa possa implementar com sucesso e eficácia um sistema de gerenciamento em segurança e saúde no trabalho bem sucedido.

5) Além das obrigações da questão anterior, as empresas integrantes do SEP estão obrigadas a algum outro documento?

Conjunto de procedimentos e instruções técnicas eadministrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a esta NR e descrição das medidas de controle existentes;
Documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;
Especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina esta NR;
Documentação comprobatória daqualificação, habilitação,capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;
Resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;
Certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas; e relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando
as alíneas de“a” a “f”.

6) Qual profissional poderá elaborar os documentos técnicos previstos no Prontuário elétrico?

Os documentos técnicos previstos no Prontuário de Instalações Elétricas devem ser elaborados por profissional legalmente habilitado.

7) Em todos os serviços que envolvam eletricidade devem ser adotadas medidas de proteção coletiva? Se positivo qual a finalidade?

Em todos os serviçosexecutados em instalações elétricas devem ser previstas e adotadas, prioritariamente, medidas de proteção coletiva aplicáveis, mediante procedimentos, às atividades a serem desenvolvidas, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

8) O que compreendem as medidas de proteção coletiva?

As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétricaconforme estabelece esta NR e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de segurança.

9) Quais medidas deverão ser adotadas quando as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou insuficientes para controlar os riscos?

Nos trabalhos em instalações elétricas, quando as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou insuficientes para controlar os riscos,devem seradotados equipamentos de proteção individual específicos e adequados às atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR 6.

10) Os profissionais que trabalham em instalações elétricas deverão fazer uso de vestimentas diferenciadas? E quanto ao uso de adornos?

As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e...
tracking img