Questionário Psicologia facul 5 quest

696 palavras 3 páginas
- Freud passou a trabalhar com Charcot e foi a partir dos estudos feitos entre eles que a histeria se tornou o centro das atenções. A permanência de Freud em Paris teve para ele grande importância, uma vez que, foi Charcot que lhe chamou a atenção para as relações existentes entre a histeria e a sexualidade. A partir dos estudos com seu professor Charcot, Freud concebeu o plano de um trabalho destinado a distinguir as paralisias orgânicas das histerias. A tese de Charcot, mais tarde adotada por Freud, era de que a histeria não era a enfermidade exclusiva das mulheres e, isso lhe valeu duras criticas.

Charcot usava o método da hipnose e foi com ele que Freud aprendeu e se valeu dessa técnica.

- Freud descobriu que na “Teoria da Sedução Infantil” as pessoas neuróticas não reprimiam o acontecimento, mas sim suas fantasias. Atribui à lembrança de cenas reais de sedução o papel determinante na origem das neuroses. Já na “Teoria da Fantasia Sexual”, Freud afirma que os histéricos tiravam seus sintomas de traumas fictícios, isto é, essas pessoas fantasiavam essas cenas. Para Freud essas fantasias serviam para dissimular a atividade erótica dos primeiros anos da infância. Por trás da fantasia, surgiu a vida sexual da criança.

- As faces psicossexuais são:

- Fase oral: período de 0 a 2 anos – zona erógena: boca (1ª fase: sucção; 2ª fase: mordição).

A região do corpo que proporciona maior prazer a criança é a boca, pois é pela boca que a criança entra em contato com o mundo, e por tal, a criança tende a levar tudo até a boca. Nessa fase, o seio da mãe só alimenta o bebê, como também proporcional prazer/satisfação a ele.

- Fase anal: período de 2 a 3 anos – zona erógena: ânus.

Nesse período a criança passa a adquirir o controle dos esfíncteres (partes que faz a comunicação entre o estômago e o duodeno). A zona de maior satisfação é o ânus. Nesta fase a criança descobre que pode controlar as fezes que saem dela, então, ora oferece a mãe como um

Relacionados

  • Metodologia Quest
    2034 palavras | 9 páginas
  • PSicologia
    268269 palavras | 1074 páginas
  • cortella
    61496 palavras | 246 páginas
  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas