Questionário Biodireito FMU

3365 palavras 14 páginas
Biodireito - Questionário (aula 1)
1) O que é ética?
R: Modo de ser, caráter. Prática da moral. Ramo da filosofia que tem por objeto a moral de um povo, de uma época. Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.

2) O que é moral?
R: Costumes, valores de um grupo, padrão de comportamento. Não é ciência. Conjunto de comportamentos direcionados para o bem. Valores de um povo. Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão, balizada pelos costumes e valores de um grupo. Essas regras orientam cada indivíduo norteando suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

3) Qual a diferença de ética e de moral?
R: A ética é o ramo da ciência filosófica que está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.

4) Qual o conceito de bioética?
R: É o estudo sistemático da conduta humana no campo das ciências da vida e da saúde, examinadas por meios de valores e princípios morais, em defesa da vida humana, fauna e flora, que busca o equilíbrio e a preservação dos seres humanos com o ecossistema e a própria vida do planeta, constituindo vigorosa resposta aos riscos inerentes à prática tecnocientífica e biotecnodientífica, como os riscos biológicos e riscos ecológicos.

5) Discorra sobre o conteúdo da bioética.
R: A bioética possui em seu conteúdo a macrobioética e a microbioética. A macrobioética trata da relação do homem com o meio ambiente. É o ramo da bioética que trata das questões relativas à preservação do meio ambiente como forma de defesa da vida. A microbioética cuida das relações entre os agentes da área da saúde, medicina e engenharia genética. É o

Relacionados

  • Transgênico e o direito de informação do consumidor
    16239 palavras | 65 páginas
  • Tecnologia da informação
    174701 palavras | 699 páginas