Questionario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE AVALIATIVA DE FILOSOFIA
A partir das reflexões abaixo, responda:

1) Reflita sobre exemplos da cultura brasileira que possam demonstrar como ela é distinta e abarca muitas particularidades.
Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem umpadrão determinado no espaço/tempo. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período, ou seja, a cultura faz parte da totalidade de uma determinada sociedade, nação ou povo. Essa totalidade é tudo o queconfigura o viver coletivo. São os costumes, os hábitos, a maneira de pensar, agir e sentir, as tradições, as técnicas utilizadas que levam ao desenvolvimento e a interação do homem com a natureza. Tudo que diz respeito a uma sociedade.
2) Foi visto que o problema do conhecimento é um dos temas centrais da Filosofia. Explique por quê.

3) Analise e defina as diferenças de método entre Platão eAristóteles.
Platão - Um dos aspectos mais importantes da filosofia de Platão é sua teoria das idéias, com a qual procura explicar como se desenvolve o conhecimento humano, ou seja a primeira etapa desse processo é denominada pelas impressões ou sensações advindas dos sentidos e o conhecimento para ser autentico deve ultrapassar a esfera das impressões sensoriais. O método proposto por Platão pararealizar essa passagem e atingir o conhecimento autêntico, ou seja a dialética,que consiste na contraposição de uma opinião com a critica que dela podemos fazer, ou seja, na afirmação de uma tese qualquer seguida de uma discussão e negação desta tese, com o objetivo de purificá-la dos erros e equívocos, pórem segundo Platão nesse mundo de idéias só podemos entrar através do conhecimentoracional, cientifico ou filosófico.
Aristóteles - Aristóteles, tratava das coisas reais, dos sistema políticos existentes na sua época. Atentou por classificá-los, definindo suas características mais proeminentes, separando-os em puros ou pervertidos, achava que a realidade está no que percebemos e sentimos com os sentidos, que todas as nossas idéias e pensamentos tinham entrado em nossa consciênciaatravés do que víamos e ouvíamos e que o homem possuía uma razão inata, mas não idéias inatas.
Acreditava que na natureza havia uma relação de causa e efeito e também acreditava na causa da finalidade. Deste modo, não queria saber apenas o porquê das coisas, mas também a intenção, o propósito e a finalidade que estavam por trás delas.
Também acreditava numa força impulsora ou Deus (a causaprimordial de todas as coisas).
Sobre a ética, Aristóteles pregava a moderação para que se pudesse ter uma vida equilibrada e harmônica.Achava que a felicidade real era a integração de três fatores: prazer, ser cidadão livre e responsável e viver como pesquisador e filósofo.
4) Explique quais as diferenças entre as correntes empiristas e racionalistas e diga quais foram seus principais expoentes.Racionalistas - O racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica. Este usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Essa era a idéia central comum ao conjunto de doutrinas conhecidas tradicionalmente como racionalismo. Podemos dizer també que oRacionalismo é baseado nos princípios da busca da certeza e da demonstração, sustentados por um conhecimento a priori, ou seja, conhecimentos que não vêm da experiência e são elaborados somente pela razão.
Empiristas - Para o Empirismo, a experiência é a base do conhecimento científico, ou seja, adquire-se a sabedoria através da percepção do mundo externo, ou então do exame da atividade da nossa...
tracking img