Questionario farmacologia 4 enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

 

GENOEFA EMILIA FARIAS PRADO

 

 

 



















QUESTIONÁRIO FARMACOLOGIA










CURITIBA

2012


 


 


 


 


 


 


 


 


 

GENOEFA EMILIA FARIAS PRADO

 

 

 

 

 

QUESTIONÁRIO FARMACOLOGIA






Estudo Dirigidoapresentado ao curso de Enfermagem – período 4º – da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Tuiuti do Paraná, como requisito parcial de obtenção de nota da primeira prova bimestral da disciplina Farmacologia. Orientadora: Professora: Luciana.

 

 

















CURITIBA

2012

QUESTIONÁRIO

1-Quais os mediadores químicos endógenos que regulam acontração e o relaxamento do alvéolo? Esquema do desenho de alvéolo.




2- Qual o mecanismo de ação dos agonistas beta-adrenérgicos como boncodilatadores? Aumentam AMPC

Cite exemplos. Saubutamol, Fenotel, Rimeterol, Bambuterol, Terbutalina.

3-Qual mecanismo das xantinas como boncodilatadores? São inibidores da enzima fosfodiesterase, aumentando as concentrações de AMPC no alvéolo.cite exemplos: Aminofilina, Teofilina.


4- Qual o mecanismo de ação dos antagonistas muscarinicos como boncodilatadores? Bloqueiam receptores m1 , ele diminui a secreção brônquica (de muco)

Cite exemplos. Ipratrópio, Oxitrópio.


5-Qual o mecanismo de ação dos anti-histamínicos. Degranulação mastocitária .

Diferencie sedantes, Não sedantes: a principal diferença: anti-histamínicos H1de 1ª geração atravessam facilmente a barreira hematoencefálica e, consequentemente, provocam sedação.

Os anti-histamínicos H1 de 2ª geração são não sedativos porque têm dificuldade em atravessar a dita barreira.

Cite exemplos.
Sedantes: Dexclorfeniramina, Difenidramina, Hidroxizina, Prometazina

Não sedantes: Cetirizina, Ebastina, Loratadina

6- Qual o mecanismo da ação dosdescongestionantes nasais? O mecanismo pelo qual os descongestionantes actuam consiste na activação dos receptores [pic]- adrenérgicos pós-juncionais que se encontram nos vasos sanguíneos pré e pós-capilares da mucosa nasal. A ativação destes receptores, quer por ligação direta do agente simpaticomimético ao local de ligação no receptor, quer por indução da libertação de norepinefrina (NE), produzvasoconstrição. Esta vasoconstrição provoca uma diminuição do fluxo sanguíneo através da mucosa nasal, diminuindo a área do tecido nasal inflamado, facilitando assim a circulação do ar.


Cite exemplos:  ADNAX Adulto , ATURGYL Adulto , ATURGYL Adulto e Infantil , BENZITRAT COLUTORIO , CLARITIN-D 24 Horas , CONIDRIN Gotas Nasais ,FLUIMARE , FLUIMUCIL Solução Nasal, NASOFELIN, OTRIVINA, PRIVINA, RINISONE , RINOSORO Gotas e Nebulizador, RINOSORO SIC


7- Explique a indicação de glicocorticoides na crise asmática. Glicocorticoides como o cortisol controlam o metabolismo dos carboidratos, gordura e proteínas e são anti-inflamatórios por prevenirem a liberação de fosfolipídio, diminuindo a ação dos eosinófilos e diversos outros mecanismos.

8-  Menina de 12 anos com historia de asma desde ainfância queixa-se de  tosse, dispneia e chiado no peito após ter estado em um estábulo. Seus sintomas tornaram-se tão intensos que seus pais a levaram ao posto médico. Ao exame físico, nota-se intenso bronco espasmo, dispneia, taquicardia, taquipnéia e congestão nasal. Seu pulso é de 110 bpm  e PA 132/65mmHg.
Para cada opção a baixo, escolha apenas um fármaco mais apropriado e justifique brevemente.
a)Metilprednisolona
b) Ipratrópio colinérgico muscarinco aumento da PA, taquicardia
c) Salbutamol bronco dilatador agonista beta adrenergico
d) Propranolol bloqueia o sistema nervoso simpatico
(X) e) Nafazolina
f) Prazosin contra indicado para asmático

a) Cite apenas um medicamento para cada situação descrita a baixo:

i. O fármaco mais apropriado para reverter rapidamente a...
tracking img