Questionario de ciencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas

1-Quais são os 4 tipos fundamentais de tecidos encontrados no ser humano? R: Tecido epitelial, Tecido conjuntivo, Tecido muscular, Tecido Nervoso.
2- Quais os dois tipos básicos deTecido Epitelial? R: Há dois tipos básicos de tecidos epiteliais, o tecido epitelial de revestimento (epitélio), que cobre as superfícies externas e internas do corpo, e o tecido epitelial glandular oude secreção, originado do próprio epitélio, e que vai formar as glândulas.
3- Qual é a principal característica do tecido epitelial? R: O Tecido Epitelial (TE) possui algumas característicasessenciais que permitem a sua diferenciação de outros tecidos do corpo. Ocorre uma justaposição das suas células poliédricas. Esta forma pode ser justificada pela pressão exercida por outras células e a açãomodeladora do citoesqueleto; a justaposição das células pede ser explicada pela pequena quantidade ou mesmo ausência de matriz extracelular. A grande capacidade de coesão entre as células é outracaracterística e ocorre devido a especializações de membrana (ver adiante) e ao glicocálix. O TE é avascularizado, fazendo da presença de lâmina basal indispensável à sua nutrição.
4- Classifique osepitélios de revestimento quanto aos seguintes critérios:
a. Número e aparência das camadas celulares
R: Simples
estratificado

b. Forma das células

R: Simples: Pavimentoso, cúbico, cilíndrico,pseudoestratificado.
Estratificado: Pavimentoso, cúbico, cilíndrico, de transição

5- Explique brevemente a estrutura e a função das seguintes junções celulares encontradas nos tecidos epiteliais:a. Zona de adesão
R: Interações entre caderinas, associadas a microfilamentos na altura da trama terminal. Tem função adesiva.
b. Zona de oclusão
R: A junção mais apical. Ocorre por interaçãoentre duas proteínas transmembranas e promove a vedação, obrigando o trânsito intracelular e impedindo a volta de substâncias por entre as células epiteliais (efeito selador). Favorece a criação de...
tracking img