Questionario de antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões respondidas de antropologia
1) Descreva a contribuição das abordagens histórica e econômica dos processos de colonização. Explique a crítica que o autor faz a essa abordagem.
-Abordagem história: centrada na metrópole, em como elas possibilitam uma superação do isolamento de algumas coletividades bem como das justificativas ideológicas atribuídas ao processo, a distância entre osprincípios e a prática, descrevem a pacificação dos povos colonizados e a rentabilidade do empreendimento colonial. Aborda a situação a partir do controle político da metrópole sobre a colônia e ocaráter instrumental que a última assume principalmente através da cooptação da aristocracia nativa e pelo deslocamento de populações inteiras com vistas a recrutamento de mão de obra. Além disso, oestudo histórico aborda as diferenças em relação aos modos de resistência à imposição exterior. Permite também a compreensão de como o sistema se estabeleceu e se transformou e a de quais são suasprincipais características: a dependência econômica e política; realizações sociais insuficientes, falta de contato entre nativos e a “casta dominante”. Essas características se apoiam em um conjunto deracionalizações estereotipadas sobre a população local. Por fim, essa abordagem possibilita dimensionar que as nações colonizadas são frutos de uma dupla história.
- Abordagem econômica: ela justifica aexpansão das nações europeias pela necessidade do desenvolvimento econômico, como uma espécie de combustível da revolução industrial. Entre principais dados arrolados para caracterizar a situaçãocolonial, que explicam a dificuldade da colônia em crescer economicamente e a pobreza acentuada pela degradação da economia tradicional, estão: o insignificante equipamento industrial, exploração em largaescala e o comércio de importação e exportação nas mãos das sociedades estrangeiras, a distância entre as duas sociedades.
A crítica que o autor faz a ambas as abordagens é que elas não contemplam...
tracking img