Questionario ala 2 de meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1195 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) – Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas, entidade científica – traçou cenários de consumo de energia até 2050. Mantendo as tendências atuais, teremos uma emissão de 16 gigatoneladas de carbono (GTCs), o que equivale a um bilhão de toneladas de carbono. Isso representaria 6ºC de aumento na temperatura do planeta, por volta doano de 2100. Os efeitos desse cenário seriam mudanças substanciais na biodiversidade, com a extinção de muitas espécies, sem considerar os efeitos econômicos e sociais. Também há projeções populacionais de acréscimo de três bilhões de pessoas em 2050 e de dois bilhões de veículos circulando no mundo.
Diante desse cenário, o IPCC propõe que a tendência da emissão de 16 GTCs alcance a meta deredução para 9 GTCs. A esse respeito, é INCORRETO afirmar que:
Escolher uma resposta.



b. O consumo de energia de eletrodomésticos deverá ser estimulado, pois representa muito pouco em termos de economia.


Question2
Acertos: 1
(Feevale 2007)
Em 1997, durante a Convenção de Kyoto, no Japão, mais de 160 países definiram metas para reduzir a emissão de gases poluenstes. Desde o séculoXIX, vários fatores contribuíram para elevar a quantidade desses gases na atmosfera em até 25% acima do normal. Dentre esses fatores, podemos citar o desenvolvimento industrial acelerado e a explosão demográfica, que aumentaram a queima de combustíveis fósseis, além de grandes desmatamentos e queimadas de florestas. O resultado de tudo isso é a elevação da temperatura em todo o planeta, o chamadoaquecimento global. Tendo em vista esse aquecimento, assinale a alternativa que preenche, respectivamente, a sequência a seguir.

Escolher uma resposta.


e. dióxido de carbono (CO₂) – efeito estufa – climáticas.


Question3
Acertos: 1

Considere a leitura e interpretação da tirinha da Mafalda e o texto que se segue. Ao final do texto, está a questão 03. "A Terra está doente",alertam, hoje, ambientalistas de todo o globo. Um diagnóstico é feito há quase três décadas pelo cientista ambiental James Lovelock. O cientista inglês formulou, em 1979, a revolucionária "Teoria de Gaia", que percebe a Terra como um enorme organismo vivo que se autorregula e reage quando é agredido. Lovelock aponta que os seres humanos se comportam como um vírus que se multiplica e causa infecções emseu habitat. "Nessa relação, há quatro estágios possíveis: destruição dos organismos invasores, infecção crônica, destruição do hospedeiro ou a simbiose, um relacionamento duradouro de benefício mútuo entre hospedeiro e invasor", diz. (Gaia – cura para um planeta doente. Disponível em:http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/estante/estante_263492.shtml. Acesso em: 27 mar. 2011.)
Analiseas seguintes afirmativas:

I) É possível recuperar a saúde do planeta Terra desde que as políticas públicas, a sociedade e as empresas privadas planejem e realizem ações em prol da sustentabilidade.
II) A preocupação maior das políticas governamentais deve ser em relação aos terroristas, pois eles proporcionam maiores riscos à sociedade que a questão ambiental.
III) Somente uma gestão públicaintegrando pessoas e recursos financeiros e naturais poderá recuperar de forma eficaz a saúde e a sustentabilidade do planeta Terra.
Estão corretas as afirmativas:
Escolher uma resposta.


e. Somente I e III.


Question4
Acertos: 1
A partir da leitura a respeito da instituição ASA, responda à questão a seguir. A Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) é um fórum de articulaçãopolítica da sociedade civil, que surgiu em 1999 e congrega atualmente cerca de 750 entidades de diversos segmentos, as quais atuam para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural do semiárido brasileiro. Essa região abrange onze estados carentes de água, cuja população, muitas vezes, consome água contaminada, o que pode levar as pessoas à morte. Para melhorar a qualidade de vida da...
tracking img