Questionario ala 2 de meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
João Guimarães Rosa

"Quando escrevo, repito o que já vivi antes. 
E para estas duas vidas, um léxico só não é suficiente. 
Em outras palavras, gostaria de ser um crocodilo 
vivendo no rio São Francisco. Gostaria de ser 
um crocodilo porque amo os grandes rios, 
pois são profundos como a alma de um homem. 
Na superfície são muito vivazes e claros, 
mas nas profundezas são tranqüilos eescuros 
como o sofrimento dos homens."

João Guimarães Rosa, um dos maiores escritores de todos os tempos, produtor de uma obra de alcance universal, nasceu na cidadezinha de Cordisburgo, em Minas Gerais, filhos de D. Francisca Guimarães Rosa e de Florduardo Pinto Rosa, de quem herdou a paixão pelas estórias. Joãozito, como era chamado quando menino, teve uma infância privilegiada.
Assim,tornou-se logo um poliglota, dominando o português, o alemão, o francês, o inglês, o espanhol, o italiano, o esperanto, alguma coisa do russo. Na leitura, ele também estendia seus conhecimentos ao sueco, ao holandês, ao latim e ao grego. Sem falar na curiosidade por outras línguas.
Formado em Medicina, passou a freqüentar o universo literário a partir de 1929, quando escreveu alguns contos que foramimediatamente premiados e publicados, embora o autor não reconheça o valor destas histórias – Caçador de camurças, Chronos Kai Anagke, significando Tempo e Destino, O mistério de Highmore Hall e Makiné.
Em 27 de junho de 1930, casa-se com Lígia Cabral Penna, que lhe dá duas filhas: Vilma e Agnes. Dura pouco seu  primeiro casamento.
Guimarães Rosa vai exercer a profissão em Itaguara, pequenacidade que pertencia ao município de Itaúna (MG), onde permanece cerca de dois anos.
Diante de sua incapacidade de por fim às dores e aos males do mundo numa cidade que não tinha nem energia elétrica, segundo depoimento de sua filha Vilma, o autor, acaba por afastar-se da Medicina.
Guimarães Rosa, durante a Revolução Constitucionalista de 1932, trabalha como voluntário na Força Pública. Em 1933,vai para Barbacena na qualidade de Oficial Médico do 9º Batalhão de Infantaria. Logo após alguns anos, Guimarães após alguns preparativos, seguiu para o Rio de Janeiro onde prestou concurso para o Ministério do Exterior, obtendo o segundo lugar.
Nos anos 36, ganha novo prêmio literário com um livro de poemas, Magma. Nesta mesma década ele concorre em outro concurso de literatura, desta vez comuma coletânea de contos, que uma vez revisado é publicado, em 1946, sob o título de Sagarana, que já apresenta um tom regionalista inovador e o reconhecimento como um dos mais importantes livros surgidos no Brasil contemporâneo.
Em 1938, Guimarães Rosa é nomeado Cônsul Adjunto em Hamburgo, e segue para a Europa; lá fica conhecendo Aracy Moebius de Carvalho (Ara), que viria a ser sua segundamulher. Durante a guerra, por várias vezes escapou da morte. A superstição e o misticismo acompanhariam o escritor por toda a vida.
Embora consciente dos perigos que enfrentava, protegeu e facilitou a fuga de judeus perseguidos pelo Nazismo.
Em dezembro de 1945 o escritor retornou ao Brasil depois de longa ausência.Em 1946, Guimarães Rosa é nomeado chefe-de-gabinete do ministro João Neves da Fontourae vai a Paris como membro da delegação à Conferência de Paz.Em 1948, o escritor está novamente em Bogotá como Secretário-Geral da delegação brasileira à IX Conferência Inter-Americana.
De 1948 a 1950, o escritor encontra-se de novo em Paris, respectivamente como 1º Secretário e Conselheiro da Embaixada.
Guimarães Rosa retorna ao Brasil em 1951. No ano seguinte, faz uma excursão ao Mato Grosso.O resultado é uma reportagem poética: Com o vaqueiro Mariano.
Em ensaio crítico sobre Corpo de Baile, o professor Ivan Teixeira afirma que o livro talvez seja o mais enigmático da literatura brasileira. Na abertura do livro, intitulada Campo Geral surge como uma fábula do despertar do autoconhecimento e da apreensão do mundo exterior.
Em 1956 uma cristalização artística é atingida em Grande...
tracking img