QUEST ES DE BIOF SICA

267 palavras 2 páginas
QUESTÕES DE BIOFÍSICA
1. Explique cada elemento que compõe a equação de Bernouilli que define a energética de fluxo no sistema cardiovascular.

Et = Ep + Ec + Ed + Eg
Onde:
Et: Energia total do fluido
Ep: Energia potencial (pressão lateral do fluido no vaso)
Ec: Energia cinética
Ed: Energia dissipada (atrito)
Eg: Energia gravitacional

2. Diferencie onda de pulso de corrente sanguínea.

Onda de pulso: energia da contração cardíaca que se propaga pelo sangue
Corrente sanguínea: deslocamento de massa de sangue.

3. De que forma a energia cinética, responsável pelo movimento do sangue no momento da diástole ventricular permanece constante?

A energia elástica armazenada na artéria se transforma em energia cinética para manter o fluxo constante.

4. Explique o aumento da pressão lateral em um vaso esclerosado e suas implicações hemodinâmicas e , cronicamente, a saúde do coração.

O vaso esclerosado precisa de maior pressão para ser dilatado, por isso a devolução de energia é maior, pois as paredes são mais grossas e ainda necessitam de energia para uma dilatação equivalente a um vaso normal. Favorece a aterogênese, trombose, cardiomegalia, infarto tecidual (cardíaco, cerebral).

5. Explique a constância de fluxo na hemodinâmica considerando a manutenção da energia cinética gerada pelo coração contrapondo-se a energia dissipada gerada pelo atrito do sangue com as paredes dos vasos.

A energia cinética se gasta em parte para vencer a energia de dissipação do atrito, e se repõe às custas da energia potencial, que causa a pressão lateral. Assim, a pressão lateral tende a cair ao longo dos vasos sanguíneos, no entanto a ramificação das artérias (maior área) contribui para o aumento da Ep.

Relacionados

  • embriologia humana
    41073 palavras | 165 páginas
  • Sustentabilidade Corporativa
    114465 palavras | 458 páginas
  • ASgfdjytrgeg
    32537 palavras | 131 páginas