Queda livre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
I – Objetivo 2
II – Introdução Teórica 2
III – Procedimento Experimental 5
IV – Resultados e Discussão 5
V – Resumo 10
VI – Conclusões 10
VII – Referencia Bibliográficas 11

I – Objetivo

O objetivo principal do experimento foi estudar o movimento de um corpo em queda livre. Diante dos dados registrados na sua realização, pôde-se determinar o valor da aceleração dagravidade local de dois modos diferentes: primeiro, encontrando a aceleração do movimento (coeficiente angular) no gráfico da velocidade média x tempo em papel milimetrado e, segundo, encontrando a aceleração do movimento no gráfico espaço x tempo em papel di-logarítmico. Depois, foi possível comparar com a aceleração gravitacional obtida pela equação de Hinrichsen (apresentada na Introdução Teórica),que fornece um resultado bem mais preciso. Além disso, foi possível obter a função que rege o comportamento da posição em função do tempo em movimento de queda livre e calcular a energia potencial e cinética do corpo em movimento.

II – Introdução Teórica

A realização do experimento exigiu que fossem aplicados vários conceitos da cinemática, tais como deslocamento, velocidade e aceleração.2.1 – Posição e Deslocamento
Localizar um objeto significa determinar sua posição relativa a um ponto de referência, em geral, a origem (ou ponto zero) de um eixo. O sentido positivo do eixo é escolhido arbitrariamente, geralmente, no sentido crescente na escala numérica. O sentido negativo é o oposto.
Uma partícula pode, por exemplo, estar localizada em x = 5 m, significando que está a 5 m daorigem, no sentido positivo. Se fosse em x= -5 m estaria, igualmente, afastada da origem, mas no sentido oposto. A variação de uma posição x1 para outra posição x2 chama-se deslocamento Δx, onde
Δx=x2- x1,
(O símbolo Δ, que representa a variação de uma grandeza, significa que o valor inicial da grandeza deve ser subtraído do valor final.) Quando consideramos valores, um deslocamento no sentidopositivo é um número positivo, e no sentido contrário é negativo. Por exemplo, se a partícula se move de x1 = 5 m para x2 = 12 m, então Δx = (12m) – (5m) = +7 m. O sinal positivo (+) indica um deslocamento no sentido positivo. Se desconsiderarmos o sinal (por conseguinte, o sentido), temos o módulo de Δx, que é 7 m. Se a partícula agora retornar ao ponto inicial x = 5 m, o deslocamento total ézero. Não importa a quantidade de metros percorrida; então o deslocamento envolve apenas a posição inicial e a final.
O deslocamento é um exemplo de grandeza vetorial, porque possui módulo, direção e sentido.
2.2 – Velocidade
2.2.1 – Velocidade média e Velocidade Escalar Média
O posicionamento de um móvel é descrito, de forma sintetizada, por um gráfico da posição x em função do tempo t – ográfico xt.
Tal gráfico é muito rico em informações. A partir dele é possível observar a rapidez de um corpo em movimento. Várias grandezas estão associadas ao termo “rapidez”. Uma delas é a velocidade média v, que é a razão do deslocamento Δx, ocorrido durante um determinado intervalo de tempo Δt, por esse intervalo de tempo:
v = ΔxΔy=x2- x1t2-t1.
No gráfico de x versus t, v é a inclinação dareta que une dois pontos da curva x(t): um ponto corresponde a x2 e t2, e o outro a x1 e t1. Da mesma forma que o deslocamento, v tem módulo, direção e sentido. (Velocidade média é outro exemplo de grandeza vetorial.) Seu módulo é o da inclinação da reta. Um v positivo (e uma inclinação positiva) significa que a reta se eleva à direito ; um v negativo (e uma inclinação negativa) significa que a retase eleva à esquerda. A velocidade média e o deslocamento têm sempre o mesmo sinal, porque Δt é um número positivo.
Velocidade escalar média v é uma forma diferente de descrever a “rapidez” de uma partícula. Enquanto a velocidade média é função do deslocamento Δx, da partícula, a velocidade escalar média é função da distância total percorrida (por exemplo, o número de metros percorridos),...
tracking img