Queda de roma e o cristianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO INOVAÇÃO
Gustavo Ritter da Silva

Cristianismo e a queda de Roma

Guarantã do Norte – MT
2013
COLÉGIO INOVAÇÃO
Gustavo Ritter da Silva

Dicente: Gustavo Ritter da Silva
Docente: AldinéiaAlbuquerque
Disciplina: História
Turma: 6ª Série 7º Ano

Cristianismo e a queda de Roma

Guarantã do Norte – MT
2013
INTRODUÇÃO
Com a morte de Cristo emerge uma nova religião monoteísta – O Cristianismo.Durante mais de 300 anos, os seus seguidores foram perseguidos, mortos e usados como divertimento popular, nos coliseus e arenas. O seu principal “crime” era não reconhecerem qualquer autoridadedivina ao Imperador Romano.
Mas após um longo martírio, os Cristãos verão, finalmente, a sua religião reconhecida no início do séc. IV com a inesperada e repentina conversão do imperador Constantino.DESENVOLVIMENTO
De pequena seita, o Cristianismo tornava-se quase de um dia para o outro, por vontade de um homem que afirmou ter tido uma visão, a religião mais popular de todo o Império Romano.
De fatoapesar de só no ano de 380, Teodósio ter declarado o Cristianismo como a religião oficial do Império, tal era já há muito uma realidade. Tudo começou com Constantino. A  grande vitória que em 312obteve na Batalha de Ponte Mílvia contra Maxêncio que lhe disputava o título de Imperador, antecedida pela  improvável visão de uma cruz restaurou-lhe a esperança e mostrou-lhe o caminho.
Os velhos Deusesnão tinham cumprido o seu papel. O Cristianismo, que a todos prometia a salvação e em nome do qual tantos aceitavam morrer, estava mesmo à mão. E tinha tudo o que era preciso. Amor, mistério,martírio, coragem e a agora a redenção com o perdão Imperial. Ainda por cima havia textos consistentes e em abundância para estabelecer as bases de uma verdadeira e sólida crença religiosa.
Pouco importavaque a conversão teatral e melodramática de Constantino, com direito a batismo e tudo, fosse uma farsa. Desde que o povo acreditasse Os líderes cristãos tornavam - se agora, de acordo com a melhor...
tracking img