Quebrando o orgulho da alma (parte 1)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quebrando o orgulho da alma (parte 1)
agosto 9, 2012
Também muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Elizeu, mas nenhum deles foi purificado senão Naamã, o sírio.(Lucas 4:27)
A Bíbliarelata no livro de II Reis a história muito interessante de um comandante sírio chamado Naamã que foi sarado da sua lepra, mas que teve como maior cura, a quebra do seu orgulho.
Naamã era uma grandeautoridade síria, mas nele havia um grande problema, ele era leproso. A lepra é uma doença infecciosa e degenerativa que  se externa na pele que começa  num estagio, mas que ao longo da doença podeafetar outras partes do corpo. Talvez comece com uma erupção na pele , uma mancha  que ao passar  se enbranquecia a pele e os pelos, aparecendo no final como carne viva.
Em Israel a lepra eraconsiderada uma praga , sendo um sinal de impureza(Lv 13:1-46). Porém na Síria onde Naamã vivia não era considerada como tal.
O que mais impressiona no relato bíblico foi os estágios que passou o comandanteNaamã para ser curado de sua lepra , em consequência disso , também do seu orgulho.
O pecado muitas vezes é comparado a lepra que é uma doença que começa sorrateiamente, mas que com o tempo vaicontaminando todo corpo.
E o orgulho é o sentimento que embora não classificado como doença acaba tomando conta de todo ser de uma pessoa.
Com grande propriedade disse o famoso escritor cristão C. S Lewis:
“O orgulho é a galinha sob qual todos os outros pecados são chocados”.
Diz a palavra de Deus que olhar altivo e coração orgulhoso são pecado e que Deus resiste aos soberbos e dá graças aoshumildes (Pv 21:4; Tg 4:6).
O comandante Naamã precisou passar por vários processos para tratar com seu orgulho.  Entendo que a maior lição sobre a história de Naamã não foi a cura de sua lepra, mas aquebra do seu orgulho.
Naamã era um grande homem diante do seu senhor, de muito conceito, sendo ele  herói de guerra da Síria. ( 2 Rs 5:1). Porém, diz as Escrituras, que apesar de tudo isso, Naamã era...
tracking img