TCC Anderson A DIN MICA DO CRESCIMENTO DA IGREJA CONFORME O MODELO APOSTOLICO DE ATOS

4046 palavras 17 páginas
A DINÂMICA DO CRESCIMENTO DA IGREJA CONFORME O MODELO APOSTOLICO DE ATOS.

SILVA, Anderson Leite da als1980@hotmail.com Orientador: Pr. Juliano Cássio Bitelli

RESUMO
Analisar a dinâmica do crescimento eclesiástico sob uma perspectiva bíblica e contextualizada usando os registros dos apóstolos como texto-base para nossa reflexão extraindo princípios gerais para nossa vivência eclesiológica neste tempo. Quais eram as dinâmicas na Igreja Primitiva e como podemos aplicar estes princípios em nossas comunidades contemporâneas?

Palavras - chave: Crescimento, Liderança, Igreja.

INTRODUÇÃO Quando lemos os registros históricos de Atos ficamos a indagar sobre o que aconteceu para que um grupo de apenas 120 discípulos em 1:15 chega a 2:41 com mais de 3.000 e 4:4 a mais de 5.000 num crescimento espantoso aos olhos humanos. São questões que nos intrigam frente ao crescimento irrisório que vemos em nossas comunidades neste tempo em que vivemos. Avaliando sinceramente vemos que em 95 % dos casos o que chamamos de crescimento em nossas igrejas na verdade não passa de um êxodo de membros em busca de uma “grama mais verde no pasto do vizinho”. Todos conheceram pessoas que em um ano conseguem passar por pelo menos seis igrejas sem se fixar em nenhuma delas, ou seja, temos um crescimento real de apenas 5 % ao ano numa perspectiva bem positiva. Se esta estimativa nos assusta, observe o que diz o Pastor Josué Campanhã em seu livro “Segredos da Liderança” sobre isto:

“As denominações tradicionais crescem a taxas não superiores a 5% ao ano em número de membros. Considerando apenas o crescimento obtido através dos filhos de crentes, este número deveria estar entre 8 a 10 % . Se os jovens que já estão nas igrejas permanecessem firmes, deixaríamos de excluir todos os anos cerca de 5% dos membros das igrejas. Isso faria que o crescimento anual das

Relacionados