Que tipo de software seria mais indicado para uma empresa de transporte multimodal com clientes em vários pontos do país, utilizando um roteiro com restrições do tipo varredura?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
01 Questão:

Seguem abaixo a pesquisa que envolve 4 empresas que atuam no Brasil com seus serviços prestados na área de Transporte e suas respectivas tecnologias de informação.disponíveis.

Ao término da análise da 4ª empresa, é colocado o quadro resumo solicitado no enunciado.

[pic]

TECNOLOGIA

Grande parte dos investimentos realizados anualmente pela ALL tem como foco a área detecnologia. São desenvolvidos projetos que objetivam, principalmente, a garantia da segurança dos colaboradores, da sociedade e do patrimônio da Companhia, além de reforçar o controle e gestão dos ativos. Os produtos desenvolvidos internamente têm forte reconhecimento no mercado de logística mundial, sendo alguns deles comercializados no mercado nacional e internacional, através da ALL Tecnologia,empresa de tecnologia do Grupo ALL.

Translogic

Sistema de registro e gestão das operações realizadas nos modais ferroviário e rodoviário. Permite o acompanhamento dos pedidos abertos pelos clientes, bem como acompanhar toda a distribuição de carga e veículos. O sistema ainda é responsável por fornecer todos os indicadores operacionais, por meio dos quais é possível avaliar constantemente odesempenho das áreas da empresa envolvidas diretamente com o processo logístico.

CBL - Computador de Bordo de Locomotivas

Permite monitorar a velocidade dos trens, verificando se todos os limites estão sendo obedecidos, bem como se as autorizações para circulação enviadas pelo Centro de Controle da ALL, localizado em Curitiba, estão sendo atendidas. Desta forma, é possível identificar qualqueratraso durante o percurso e administrá-lo para que o cliente tenha sua carga entregue no prazo combinado. Esse equipamento é capaz de fazer parar aqueles trens que desobedecerem aos padrões de segurança estipulados pela companhia.

Detector de temperatura de roda / rolamento

Sistema de monitoramento de temperatura da roda e caixa de rolamento dos vagões. É instalado em determinados pontos damalha ferroviária, de modo a colher as informações de temperatura e transmiti-las, em tempo real, ao Centro de Controle Operacional (CCO) da empresa. Esse tipo de equipamento permite a tomada de decisão imediata na ocorrência de desvios no comportamento da temperatura dos materiais, evitando acidentes e mantendo a integridade do material rodante.

Detector Temperatura de Trilho

Sistema demonitoramento de temperatura de trilhos ao longo da malha ferroviária. A cada 10 minutos, são coletadas informações de temperatura em pontos estratégicos da linha que são encaminhadas para os maquinistas, informando sobre qual a velocidade a desenvolver nessas localidades, seguindo rígidos padrões de segurança.

Sistema Clarify

Com o objetivo de melhor atender ao cliente que necessita de soluçõeslogísticas especializadas, a ALL implantou a ferramenta de CRM - Customer Relationship Management -, chamada Clarify. O sistema possibilita uma melhor comunicação e gerenciamento dos processos, integrando todas as informações das áreas de negócios com a central de atendimento.

EDI (Eletronic Data Interchange)

A troca eletrônica de informações com clientes é um processo bastante utilizadopela ALL. O principal objetivo é automatizar tarefas, não só desenvolvidas pela empresa, como também agregar mais um valor aos serviços oferecidos aos clientes. Por meio desse tipo de comunicação, é possível enviar aos parceiros informações rápidas sobre transportes realizados e valores a serem acertados por serviços prestados entre as empresas.

GPS (Global Position System)

Todos os veículosferroviários e grande parte dos rodoviários da ALL são rastreados via GPS, o que permite controle absoluto de toda a operação. Desta forma, é possível identificar, antecipadamente, anomalias ocorridas durante o transporte, o que possibilita não só a melhoria dos processos internos, como um retorno rápido e pró-ativo aos clientes de qualquer tipo de problema ocasionado durante a circulação de...
tracking img