Que tem a palha em comum com o trigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
rB"ßh;-ta, !b,T,îl;-hm;


QUE TEM A PALHA EM COMUM COM O TRIGO?


ANÁLISE EXEGÉTICO-TEOLÓGICA DO FALSO PROFETISMO EM Jr 23,25-32


José Raimundo Rodrigues

I. INTRODUÇÃO

O presente trabalho teve por finalidade primeira, ser uma aplicação de metodologia de estudos do Antigo Testamento e, posteriormente transformou-se em monografia para fins de conclusão dapós-graduação em Bíblia. Escolhemos para tal exercício um texto da tradição profética, uma perícope de Jeremias que aborda a temática do falso profetismo e que se encontra numa unidade maior chamada “Livrete dos profetas”.
O primeiro capítulo desta monografia objetiva colocar o leitor em contato com o contexto histórico experimentado por Jeremias. É um profeta que vive a mudança dos séc. VII/VI a.C. eque assistiu à queda de Jerusalém e ao fim total do reino de Judá. Sua vida é, talvez, dentre os profetas a mais conhecida. Seu livro traz uma série de informações e se transforma em alguns momentos numa apaixonada confissão de alguém que sentiu a força da palavra de Deus a mover seus lábios.
O falso profetismo é o tema do segundo capítulo. Procuramos apresentar a realidade desse fenômenovétero-testamentário de forma objetiva, procurando esclarecer o conceito de profeta, o porquê do surgimento dos falsos profetas, bem como os critérios de discernimento entre verdadeira e falsa profecia. Essa reflexão proporciona uma aproximação com o texto que foi analisado, favorecendo uma compreensão mais profunda do que está como pano de fundo do mesmo.
A análise exegético-teológica de Jr23,25-32 ocupa o terceiro capítulo e visa trazer à luz, a partir dos passos exegéticos, a mensagem que esta palavra de Deus nos proporciona há séculos. Descobrimos que há bem pouca literatura exegética sobre esta perícope, o que tornou o trabalho mais árduo e, ao mesmo tempo, desafiador e criativo. O resultado parece-nos responder ao que nos propúnhamos.
Pode alguém se perguntar: “Mas porque tratar o tema do falso profetismo?” Nosso interesse pelo tema nasceu do incômodo que nos causava a leitura de passagens, similares à estudada, em que nos defrontávamos com esses personagens, extremamente marcados por ambigüidades. Além disso, percebemos ser uma temática atual, já que Deus continua chamando homens e mulheres para falar e agir em seu nome e, certamente, esse foi um dos motivos dosurgimento da falsa profecia.
A perícope escolhida nos permitiu ver mais de perto como o falso profetismo foi execrado por YHWH e como o verdadeiro profeta, no caso Jeremias, teve sua missão incentivada. A pergunta título de nossa monografia evidencia esse embate entre verdadeira e falsa profecia: “Que tem a palha em comum com o trigo?” (Jr 23,28c)
Acreditamos que o caminhorealizado é de valia para nossos dias e nossas práticas acadêmicas e pastorais, onde a palavra de Deus sempre nos confronta, interpela e exige uma postura coerente com aquilo que professamos em nossa fé. O falso profetismo foi uma experiência do povo de Deus que nos ensina a buscar sempre a luz do Espírito de YHWH para discernir a escolha que fazemos entre tantas e tantas vozes que se querem proféticas ese afirmam enviadas por Deus. Que YHWH realmente convoca profetas, nós o cremos; mas que há muitos que se dizem profetas em nome do Senhor e não encaminhavam o povo ao seu libertador, a própria história tem nos atestado!


DESENVOLVIMENTO


CAPÍTULO 1 - CONTEXTO HISTÓRICO DE JEREMIAS


JEREMIAS EM SEU CONTEXTO HISTÓRICO

Conhecer um profeta é abrir os olhos para arealidade por ele experimentada, pois o profeta é um homem público que apresenta ao povo a palavra de Deus como interpretação teológica da história. Por isso, apresentaremos o contexto histórico, o chão da vida, que marcou a vida de Jeremias. Alguns dados biográficos serão também oferecidos, mas queremos enfatizar a relação do profeta com seu meio e os conflitos nele experimentados. Certamente,...
tracking img