Que tal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
OBS.:
1) Utilize fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, com a margem direita e a esquerda justificadas.
2) Para evitar falhas redacionais e de digitação, concordância e pontuação, utilize o corretor ortográfico do Word.

INTRODUÇÃO

A partir da leitura e compreensão do artigo de Lira et al. (2008), pretende-se elaborar um trabalho demonstrando a evolucao dos conceitos de informação doconhecimento, diferenciando informação e conhecimento.

DESENVOLVIMENTO

Elabore, com palavras próprias, as suas respostas a estas questões, sem copiar e colar uma frase ou outras que estão no artigo citado no passo 1, no livro-texto, nos arquivos disponibilizados no AVA, no texto entregue por seus colegas ou em sites da internet. Esta atividade será avaliada pelo tutor. Ele atribuirá a notazero, se identificar apenas uma ou mais frases copiadas e coladas, pois essa ação será considerada plágio. Portanto, fique atento(a)!

Questão 1 – Nas páginas 170 a 175, os autores apresentam a evolução dos conceitos de informação e conhecimento. Explique as diferenças entre informação e conhecimento.

Resposta: Conhecimento-Mistura de experiências,valores, informação contextual e insight,no qual proporciona uma estrutura para avaliação.

Informação- Agrupamento de dados organizados, que são uteis as organizações e aos seres humanos, para dar uma aprendizagem melhor e ter uma tomada de decisão mais eficaz.







Questão 2 – Na página 171, os autores citam que “A tecnologia por si só não é capaz de transformar dados em informações. É preciso que o homem crie umsignificado.” Analise essa frase e escreva sobre o que você entendeu dessa citação.

Resposta: Toda tecnologia precisa ser descoberta, ou seja, precisa de seres humanos buscando informações, para que possam ser implementadas. Se nao tivessemos seres humanos tudo nao passaria de apenas dados,tecnologia de dados, pois nao trata da compreensao, contrução ou comunicação da informação.Questão 3 – A alavanca que impulsiona a criação doconhecimento nas organizações é a transformação do conhecimento pessoal em conhecimento organizacional. A criação do conhecimento organizacional é uma interação contínua entre dois tipos de conhecimento. Cite quais são esses conhecimentos e diferencie um do outro, justificando por que eles são complementares.

Resposta: Conhecimentoexplicito- codificação e transferencia e esta nos documentos.


Conhecimento tácito-dificil codificar, é subjetivo, faz parte das ações, contextos e experiencias.








Questão 4 – A partir das explicações dos autores e levando em conta os conhecimentos adquiridos na disciplina até o momento, cite quais são os quatro processos que compõem o modelo de criação do conhecimento, proposto porTakeuchi e Nonaka. Identifique no seu cotidiano um exemplo de cada um desses processos no ambiente organizacional.

Resposta: Conhecimento tácito em conhecimento tácito-Socialização
Conhecimento tácito em conhecimento explicíto-Externalização
Conhecimento explicíto em conhecimento explicíto-Combinação
Conhecimento explicíto em conhecimento tácito- Internalização







CONCLUSÃOConclui-se que,na criação do conhecimento organizacional, os tipos de conhecimento que se complementam são:Tácito e explicíto e os processos que compõem o modelo de criação do conhecimento organizacional são: socialização, externalização, combinação e internalização.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LIRA, Waleska Silveiraet al. A busca e o uso da informação nas organizações. Perspectivas emCiência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 166-183, jan./abr. 2008.

TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
OBS.:
1) Utilize fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, com a margem direita e a esquerda justificadas.
2) Para evitar falhas redacionais e de digitação, concordância e pontuação, utilize o corretor ortográfico do Word....
tracking img