Quando o Servi o Social surgiu no Brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
A sociedade contemporânea foi marcada por profundas transformações em decorrência da globalização, da economia e da instalação e consolidação de políticas econômicas inspiradas no contexto das políticas de corte neoliberais, que teriam produzido nas cidades periféricas o surgimento de novos mecanismos de vulnerabilização.





Quando o Serviço Social surgiu no Brasil, na década de 30 do séculopassado, registrava-se no País uma intensificação do processo de industrialização e um avanço significativo rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Tornaram-se mais intensas também as relações sociais peculiares ao sistema social capitalista.
O Serviço Social profissional teve suas origens no contexto do desenvolvimento capitalista e do agravamento da questão social. Paracompreender as circunstâncias históricas ligadas ao surgimento dessa profissão no Brasil, estudou-se o contexto da época em que foi criada no País, a década de 30 do século passado, considerando-se como eixo central da análise a questão social em seus aspectos econômicos, políticos e sociais.
Em seus campos iniciais de trabalho, os profissionais de Serviço Social se viram na contingência deimportar modelos teóricos e metodológicos de Serviço Social, construídos em países em estágio mais avançado de desenvolvimento.
Ao reconhecer a saúde como resultado das condições econômicas, políticas, sociais e culturais, o Serviço Social passa a fazer parte do conjunto de profissões necessárias à identificação e análise dos fatores que intervém no processo saúde/doença. Outro fato que vem contribuirpara a ampliação da inserção do assistente social no campo foi a mudança no processo de gestão da política de saúde, tendo na descentralização político e administrativa a principal estratégia. Com a crescente municipalização da política de saúde os municípios tiveram que contratar diversos profissionais para garantir a gestão local da política, dentre eles, o assistente social.

As AssistentesSociais ampliam seu espaço ocupacional para atividades relacionadas á implantação e orientação de conselhos de políticas públicas, a capacitação de conselheiros, á elaboração de planos de assistência social, ao acompanhamento e avaliação de programas e projetos. Tais inserções resultam em novas exigências de qualificação, tais como o domínio de conhecimentos para realizar diagnósticossócio-econômicos, para tentar ajudar suas dificuldades no acesso ao atendimento de recursos para realização de exames.
Assistente Social está fundamentalmente relacionada à interlocução teórica com o referencial dialético crítico, orientador das diretrizes curriculares, projeto ético-político e de formação profissional, a partir da década de 90 do século XX.

Referida perspectiva teórica,fundamentou a compreensãoda inserção do Assistente Social na divisão social e técnica do trabalho como especialização do coletivo, a identificação das manifestações da questão social como o objeto de intervenção profissional, o reconhecimento da prática profissional como forma de trabalho.
O fazer profissional do Assistente Social foi, historicamente, permeado por entre o saber e o fazer. Na definição de suasprioridades
Os assistentes sociais se inserem, assim, no processo de trabalho em saúde, como agente de interação entre os níveis do Sistema Único de Saúde - SUS com as demais políticas sociais, sendo que o principal objetivo de seu trabalho no setor é assegurar a integralidade e intersetorialidade das ações. O assistente social desenvolve, ainda, atividades de natureza educativa e de incentivo à participaçãoda comunidade para atender as necessidades de co-participação dos usuários no desenvolvimento de ações voltadas para a prevenção, recuperação e controle do processo saúde/doença. O que de novo se coloca na inserção atual do assistente social na área de saúde é o fato de que essa “prática” não é mais mediada pela ideologia da ajuda e sim pela perspectiva da garantia de direitos sociais.
É...
tracking img