qualquer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice



Origem da terra
A terra surgiu há cerca de 4,5 milhões de anos atrás de uma nebulosa protosolar que era uma nuvem de gás e poeira em rotação lenta em condensação deu origem aos planetas, luas e outros corpos celestesque passaram a girar á volta do sol, nascendo assim o nosso sistema solar. No inicio, a terra constituída por rocha derretida, a qual se solidificou há cerca de 2,5biliões de anos informou a superfície terrestre. Existiam errupcoes vulcânicas constantes e, por isso, a atmosfera da terra era tóxica improvalmente não apresentava amónia (NM3), metano (CH4), vapor de água (H2O) hidrogénio (H2O). O vapor de água condensava-se a medida que a temperatura da crosta diminuía e por tanto criava chuvas sobre as rochas quentes, provocando nova condencacao e assim pordiante criando um activo ciclo de chuvas que durou milhões de anos; as partes da terra que ficaram emersas formaram os continestes.
A vida começou na terra há 3,5 biliões anos, no período arqueano.

Origem da vida
As primeiras explicações foram de natureza divina e religiosa, atribuindo a origem da vida um criador supremo e é relativa aos mitos de criação, afirmando-se que a vida foi criada poruma forca ou ser superior, o que torna está hipótese longe do campo de acção do raciocínio científico, não podendo ser testada nem refutada. Além desta teoria existem mais duas ideias principais em relação a origem da vida.
A ideia de que a vida pode ter sido originada fora do planeta terra e ter sido ‘semeada’ por pedaços de rochas, como meteoritos que tinham trazido ‘esporos’ ou outras formas devida extraterrestres que evoluíram nas condições favoráveis da terra, até originar a diversidade de seres vivos que conhecemos (teoria Cosmozóica ou Panspermia).
E finalmente a terceira ideia, a mais em voga hoje, aceita que a vida pode ter surgido espontaneamente sobre o planeta terra, através da evolução química de substâncias não vivas.
Aristóteles (384-322 a.c), um grande pensador grego,elaborou a primeira teoria explicativa não religiosa, com base nas opiniões expressas até à sua época e em observações que ele próprio realizou. Segundo essa teoria da geração espontânea – a vida era o resultado da interacção entre um ‘princípio activo’ e um ‘principio passivo’ podendo brotar espontaneamente em qualquer momento. Até ao século XIX, altura em que F. Redi propôs a teoria dabiogénese, segundo a qual todo o ser vivo provém do outro pré-existente, a teoria da geração espontânea ou abiogénese nunca foi posta em causa e foi defendida uma forte e crescente polémica entre cientistas depois de ambas as teorias, que só terminam em meados do século XIX, quando Pasteur respondendo a uma preocupação da academia de cientistas de paris, provou através de experiências incontestáveis, quetodo o ser vivo provem de um outro pré-existente.
Ideias de Oparim
Com suas ideias, Oparim concluiu que radiações ultravioletas e descargas eléctricas das tempestades agem sobre as moléculas da atmosfera primitiva quebrando algumas ligações químicas, unindo outras aparecendo assim novos compostos na atmosfera, alguns dos quais orgânicos como os aminoácidos, por exemplo.
Os aminoácidos e outroscompostos foram arrastados pela água até a crosta ainda quente e compostos orgânicos combinaram-se entre se formando moléculas maiores, como os ‘’proteinóides“ (ou substâncias similares a proteína)
E quando a temperatura das rochas se tornou inferior a 100oc, foi possível a existência da água líquida na superfície do globo formando assim os mares para onde as moléculas orgânicas foram arrastadas.Na água as probabilidades de choques entre moléculas aumentaram muito e formaram-se agregados moleculares maiores, os coacervados.
Os coacervados ainda não são seres vivos, no entanto, continuam a chocar entre si e reagindo durante um tempo extremamente longo alguns coacervados pode casualmente ter atingido a complexidade necessária, pois a diferenca entre vida e não vida é uma questão de...
tracking img