Qualquer um

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Sagrado Coração de Jesus
Trabalho de Filosofia
Professor: Jair

O QUE PODEMOS CONHECER?

COMPONENTES:
José Waldir
Gabriel Pachêco
Hélio Mendes
Pedro Henrique
Pedro GabrielTeresina,11 de setembro de 2012
O homem sempre buscou o conhecimento, sempre buscou compreender o funcionamento do mundo ao seu redor. Essa busca incessante pode se dá de diferentes maneiras,pois cada indivíduo é único e possui seu próprio modo de entender e de conhecer.
Assim, dentre os modos de conhecer, pode-se citar a intuição, que é caracterizada por ser um conhecimentoimediato, uma percepção instintiva. Por exemplo, não se mesura a quantidade de amor ou de ódio que se sente por algo ou alguém.
Ainda em relação à intuição, ela pode ser: empírica quando oconhecimento é independente de qualquer conceito. Como os sentidos do corpo humano, por exemplo; inventiva quando se formula uma hipótese, seja por cientistas, seja por sábios, dentre outros. Ou ainda,intelectual uma intuição baseada na razão. Nessa intuição, pode-se diferenciar o odor de uma rosa da de uma margarida, por exemplo.
Um outro modo de conhecer, é com o conhecimentodiscursivo. Este, dá-se por meio de conceitos, conjuntos de ideias, juízos e raciocínios que levam a uma conclusão. Dessa forma, o conhecimento se dá quando o homem o busca, o acha em diferentes locais eocasiões, seja pela intuição ou por raciocínio conclusivo.
Além disso, no capítulo 9, aborda-se a questão da verdade, é discutido o conceito dessa palavra e o seu significado. Segundo oautor, a verdade e a falsidade existe apenas quando se afirma ou se nega algo sobre uma coisa, correspondendo, assim, à realidade. Dessa forma, releva-se a importância da realidade para que se comprovealgo e aquilo torne-se uma verdade.
Ao se falar de verdade e realidade, o autor expõe suas duas tendências, o dogmatismo e o ceticismo. No dogmatismo, não se aceita discussão do que se...
tracking img