Qualidade glicerina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
0

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES (AGOSTO/2009 A JULHO/2010)

Purificação da Fase Glicerina obtida da Produção de Biodiesel do Óleo de Girassol Semirefinado

Renan Vidal Viesser Profº. Dr. Paulo Roberto de Oliveira

Bolsista PIBIC/ UTFPR CAMPUS Curitiba, Agosto de 2010

1

Purificação da Fase Glicerina obtida da Produção de Biodiesel deÓleo de Girassol Semirefinado

1. RESUMO O presente estudo contemplado com a bolsa PIBIC-UTFPR teve como objetivos a purificação da fase glicerina proveniente da produção do biodiesel de óleo de girassol semirefinado fornecida pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR). A metodologia envolveu a purificação por destilação simples, destilação fracionada, com argila bentonita e carvão ativado.Em todas as etapas realizou-se a caracterização das glicerinas adquiridas. A avaliação da eficiência da purificação através do uso dos materiais adsorventes foi realizada com auxílio de um planejamento fatorial variando o tempo de contato da glicerina com o material (0,5h, 1h e 2h) e a concentração do adsorvente (1%, 3% e 5%). Os resultados para as amostras purificadas com bentonita e carvão foramsurpreendentes, pois apesar de não ocorrer diminuição na acidez e o teor de sabão apresentar apenas um pequeno decaimento, a pureza máxima atingida foi de 85,0 ± 2,1% com bentonita e 86,5 ± 2,7% com carvão, valores estes superiores aos adquiridos através da destilação simples. Com relação às destilações simples e fracionadas, os índices de acidez e sabões diminuíram drasticamente, atingindopatamares próximos e até inferiores à glicerina P.A., e os valores de glicerol de 98,9 ± 0,5% possibilitaram a definição da destilação fracionada como o método mais adequado para a purificação da glicerina, possibilitando a sua aplicação na área química, alimentícia e farmacêutica.

Palavras-chave: Glicerina. Óleo de Girassol. Bentonita. Destilação Fracionada. 2. INTRODUÇÃO O estudo titulado como“Purificação da Fase Glicerina obtida a partir da Produção de Biodiesel de óleo de Girassol Semirefinado foi contemplado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) durante o período de 08/09 a 07/10, tendo como tema uma questão de relevância mundial, principalmente no Brasil, o qual refere-se ao excesso de glicerina co-produzida nas plantas de biodiesel as quais não apresentamum consenso sobre a correta destinação e possível aplicação.

2

2.1 Revisão de Literatura Um dos assuntos de maior repercussão no mundo, que causa discussões entre autoridades e afeta a grande maioria da população mundial trata-se dos impactos ambientais provocados pela ação avassaladora da espécie humana. As agressões intensificadas ao longo dos anos acarretaram numa série de conferênciaspara procurar solucionar os graves problemas ambientais (FERNANDO et al., 2007). Muitos estudos que visam à minimização e até mesmo a eliminação de impactos ambientais consistem na busca de fontes energéticas alternativas. Dentro desta linha de pesquisa, os biocombustíveis como o etanol e biodiesel ganharam grande destaque (URQUIAGA; ALVES; BOODEY, 2005). O biodiesel é proveniente da reação detransesterificação entre triglicerídeos de óleos vegetais ou gorduras animais e um monoálcool, na presença de um catalisador ácido ou básico. Como produtos da reação obtêm-se ésteres metílicos ou etílicos (biodiesel) e um co-produto, a glicerina (MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, 2008). A alta e rápida valorização do biodiesel acarretou numa pequena visibilidade para a glicerina, muitas vezestratada como apenas um subproduto sem valor econômico interessante e relevante. A sua proporção de formação na reação é de cerca de 10% a 12% do total (SCHUCHARDT; SERCHELI; VARGAS,1998). Esta valorização resultou no crescimento da produção do biocombustível e por consequência numa elevada quantidade de glicerina formada, contudo sem uma destinação definida pelas plantas produtoras. Portanto com...
tracking img