Qualidade de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário da FEI






QUALIDADE DE VIDA
CHESF – Companhia Hidrelétrica do São Francisco


Trabalho de psicologia aplicada à administração de empresas I com finalidade avaliativa e de aprendizagem sobre qualidade de vida no trabalho, sob a orientação da Professora Rita de Cássia Silva Barbeta.





São Paulo
2011

SUMÁRIOINTRODUÇÃO 3

CHESF – COMPANHIA HIDRLÉTRICA DO SÃO FRANCISCO 5

Programa de qualidade de vida - CHESF 5

CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10





INTRODUÇÃO



Hoje, a avaliação de qualidade de uma empresa não é baseada apenas em suas tecnologias, deixando de focar-se exclusivamente em seus produtos e serviços, para abranger também seus colaboradores erecursos humanos. A Qualidade de Vida nas empresas diz respeito aos programas que são realizados visando cuidar do bem estar físico e mental dos trabalhadores, criando mais resistência ao estresse e maior equilíbrio emocional, proporcionando informações e educando os colaboradores sobre assuntos de segurança e saúde sem visar exatamente e/ou exclusivamente o trabalho, mas sim a própria pessoa.“Implementar ações de qualidade de vida não é tarefa fácil se considerarmos que as pessoas estão permanentemente expostas a fatores estressores que podem afetar a saúde. O estresse é um componente da vida moderna presente em qualquer ambiente, não escolhendo a quem atingir. Isto justifica plenamente a criação de programas de qualidade de vida para lidar com os fatores de risco à saúde e paraminimizar a exposição das pessoas a eles.” (CANIZARES, 2008). Sendo assim, cada vez mais fatores que envolvem as relações humanas serão priorizadas, desde quando saímos da era Taylorista e Fordista, que visavam somente à produção e a remuneração, desconsiderando fatores humanos, esta questão vem se tornado cada vez mais importante, avaliada e desenvolvida.

Desta forma objetiva-se o aumentode motivação e conseqüentemente melhoria do desempenho do colaborador em seu trabalho, assim como diminuir o absenteísmo e número de funcionários afastados por problemas de saúde ou até mesmo pela desmotivação/ insatisfação. Estes programas estão além do conceito da recompensa apenas pelo financeiro, sendo hoje grandes aliados para o sucesso da empresa por amenizarem o clima de trabalho maçantee de não valorização do ser humano, motivando o funcionário.

Para tanto é necessário um comprometimento da empresa com seus próprios objetivos e programas, como diz RODRIGUES: “O dirigente principal precisa ser o próprio patrocinador do processo. Não basta que ele esteja envolvido, é preciso que ele esteja comprometido. Uma boa metáfora para diferenciarmos envolvimento e comprometimento,e na feitura de um “omelete de bacon”: neste processo a “galinha” que participou com o ovo, encontra-se envolvida; já o “porco” que participou com o seu próprio corpo encontra-se comprometido”.

O objetivo deste trabalho consiste, portanto, identificar e analisar o programa de qualidade de vida nas empresas, sua importância e suas influencias, neste caso abordando a empresa CHESF,Companhia Hidrelétrica do São Francisco.





CHESF – COMPANHIA HIDRLÉTRICA DO SÃO FRANCISCO



A CHESF foi criada em 3 de outubro de 1945, através do decreto Lei nº 8.031. Idealizada pelo Ministro da Agricultura Apolônio Sales, no governo de Getulio Vargas, Essa empresa tem como missão “produzir, transmitir e comercializar energia elétrica de qualidade, de forma rentável e sustentável”para a Região Nordeste do Brasil, porém suas linhas de transmissão atingem indiretamente as regiões norte e sudeste.

A primeira usina implantada foi a de Paulo Afonso I, localizada na cidade de Paulo Afonso – BA, em 1954 e em 1961 foi criado a Eletrobrás, empresa que coordena o setor elétrico no Brasil. A partir daí a Eletrobrás se tornou a principal acionista da CHESF que possui capital...
tracking img