Qualidade de vida no trabalho e motivação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução__________________________________________________________3
Cenário____________________________________________________________4
Objetivo da Pesquisa de Clima organizacional______________________________5
Pesquisa de Clima Organizacional_______________________________________5
Diagnóstico_________________________________________________________6
PesquisaBPSO______________________________________________________6
Diagnóstico da Pesquisa BPSO________________________________________12
Sugestão de melhoria________________________________________________13
Conclusão_________________________________________________________14

Introdução
A partir do cenário existente da empresa XPTO, é possível desenvolver alguns métodos para melhor solucionar os problemasdiagnosticados nesse cenário. E para melhor entender o que está acontecendo dentro dessa empresa, é necessário fazer uma pesquisa de clima organizacional e uma pesquisa de BPSO (Biológicos, Psicológicos, Sociais e Organizacionais), para assim desenvolver as melhores técnicas e buscar as melhores soluções para resolver os problemas diagnosticados.

Trabalho: Qualidade de vida de vida no trabalho emotivação

Cenário:
A empresa XPTO, tem na área de Recursos Humanos 1 diretor, 1 gerente, 1 supervisor para área trabalhista, um supervisor de Recursos Humanos, responsável por assuntos de desenvolvimento de Recursos Humanos, 4 analistas, 2 assistentes e 1 estagiário.
Trabalhando no seguimento automobilístico, a XPTO, tem 280 colaboradores diretos, 60 terceirizados e 10 consultores independente.A estrutura desenvolve ações de integração entre seus colaboradores, trabalhando com eventos pontuais e confraternizações. Que via de regra desagrada à maioria dos colaboradores pelo distanciamento que sentem seus colegas de trabalho.
O Recursos Humanos, não tem verbas para desenvolver ações de melhoria nas condições de trabalho, mas foi aberta a possibilidade de se trabalhar nesse sentido deacordo com um plano estruturado pelo Recursos Humanos, há diretoria que a sensibilize, quanto a necessidade de liberação de verba para esse fim.

Objetivo da Pesquisa de Clima Organizacional
O Objetivo da Pesquisa de Clima Organizacional é para detectarmos o problema que vem ocorrendo na empresa XPTO, ou seja, tentar diagnosticar, qual motivo do distanciamento dos colaboradores e porquedesagradam os mesmos.
Além disso, o objetivo também é tentar solucionar os demais problemas que ocorrem no dia-a-dia da empresa, como por exemplo; a falta de verbas no Recursos Humanos, onde esses profissionais buscam desenvolver ações de melhorias, mas não tem os recursos necessários para implantar essas ações, essa pesquisa é realizada cada 3 meses ou sempre que a empresa julgar necessário.Contudo, através da pesquisa de Clima Organizacional, é possível desenvolver os melhores métodos de melhoria, pra que esses problemas sejam altamente resolvidos, e assim possam trazer benefícios tanto para a empresa como para os colaboradores.

Pesquisa de Clima Organizacional:
(Pesquisa feita com o Gerente de Recursos Humanos)

A empresa acredita que a média salarial, está de acordo com oscargos, essa média é de 50% e para a empresa é considerada uma média boa. A XPTO, aceita as opiniões de seus colaboradores para obterem a melhoria dentro da organização.
Para os colaboradores terceirizados, às vezes ocorrem possibilidade de efetivação pela empresa, esses funcionários terceirizados não recebem os mesmos benefícios que os colaboradores diretos da empresa, mas independente disso asregras que a empresa estabelece, são para todos os tipos de contratos, ou seja, sendo colaborador direto, ou terceirizado devem respeitar as mesmas regras.
Contudo, existe certa diferença no tratamento entre os colaboradores diretos e indiretos, e a empresa concorda que o distanciamento existente entre seus colaboradores ocorrem pelo fato de uma parte ser terceirizados e a grande maioria serem...
tracking img