Qualidade de vida dos professores da rede estadual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A QUALIDADE DE VIDA DO PROFESSOR DA REDE ESTADUAL DO ESTADO DE GOIÁS

Paulo Henrique de Freitas Miranda*

Resumo

A educação em Goiás está passando por profundas transformações baseadas das políticas públicas nacionais e ao surgimento de uma cultura diferente na sociedade devido às mudanças mundial. Este artigo faz uma revisão dos estudos sobre a qualidade de vida do professor da redeEstadual de Goiás nesse contexto, analisando o impacto desse aspecto para o gestor público da escola. Mostra dados de uma entrevista no Hospital Psiquiátrico de Anápolis, além de possíveis causas que estão diminuindo a qualidade de vida dos professores. Ao final, sugere ações que os gestores públicos podem recorrer para buscar uma melhora na qualidade de vida do professor, para tê-lo como um excelenterecurso de desenvolvimento do Estado.

Palavras chave: qualidade de vida, educação, saúde do professor.

__________________________________
*Aluno do mestrado da FEAD-BH – paulo@gapbrasil.com.br
1- INTRODUÇÃO

O Estado de Goiás vem crescendo significativamente nos últimos anos. Isto se deve pelo desenvolvimento econômico e cultural do Estado, tendo sido impulsionado tanto pela iniciativaprivada quanto pela pública. Além disto, naturalmente vivenciamos um processo de mudanças constantes que estão transformando as diversas culturas existentes influenciadas por uma rede mundial de informações e pela mudança de valores em nossa sociedade.

Essas mudanças estão refletindo na sala de aula, especialmente na rede pública. Alunos com perfis diferentes assistindo aulas com professores amoda antiga, desmotivados pelos salários e estressados com os novos desafios em suas profissões.

O objetivo deste artigo é discutir a qualidade de vida e a saúde do professor da rede Estadual de Goiás, analisando as principais causas desse fenômeno, bem como propor caminhos para tentar inverter esse quadro.

Esta situação não acorre apenas no Brasil. Na Espanha, cerca de 80% dos professoresestão estressados. Na Inglaterra, o governo está tendo dificuldade de formar professores, principalmente de ensino fundamental e médio, porque poucos querem esta profissão. Nos demais países, a situação é igualmente crítica. De acordo com pesquisas do Instituto Academia de Inteligência, no Brasil, 92% dos professores estão com três ou mais sintomas de estresse e 41% com dez ou mais.

Esses númerosmostram uma situação alarmante, comprometendo a qualidade da educação, pois se um professor encontra-se neste quadro, certamente o desempenho do mesmo em sala de aula é também comprometido. Nesta circunstância temos por um lado o aluno que é vítima dessa situação, pois as escolas não evoluíram e se adaptaram para uma sociedade contemporânea, por outro, temos o professor que acaba sendo tantovítima como responsável por este cenário. A condição de vítima do professor é pelas condições ainda precárias e pela falta de uma atenção do Estado em relação à sua saúde física e mental. A condição de responsável se deve pela negligência em buscar se desenvolver e adaptar-se à esta nova realidade de sociedade, incluindo alunos com perfis mais desafiadores e autônomos, detentores de maior conhecimento.2- A QUALIDADE DE VIDA DO PROFESSOR

Para o gestor da escola pública e para o gestor educacional do Estado, é essencial levar em conta fatores da saúde ocupacional do professor para que possa utilizar os recursos da melhor maneira por um maior tempo possível. Se o professor é o recurso principal de uma escola, então o gestor deve maximizar os resultados através deste recurso. Entretanto, oque este artigo irá mostrar é uma realidade deficiente, onde os professores da rede pública encontram-se com altos índices de estresse e depressão, além de uma péssima qualidade de vida.

Para Silva (2000), qualidade de vida é:

“a compreensão abrangente e comprometida das condições de vida no trabalho, que inclui aspectos de bem-estar, garantia da saúde e segurança física, mental e social e...
tracking img