qualidade de vida do portador de esquzofrenia

1041 palavras 5 páginas
QUALIDADE DE VIDA DO PORTADOR DE ESQUIZOFRENIA
Conceito de qualidade de vida
A expressão qualidade de vida foi empregada pela primeira vez pelo presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, em 1964, ao declarar que “os objetivos não podem ser medidos através do balanço dos bancos. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas”.
Bullinger e Cols(1993) consideram que o termo qualidade de vida é mais geral e inclui uma variedade potencial maior de condições que podem afetar a percepção do indivíduo, seus sentimentos e comportamentos relacionados com o seu funcionamento diário, incluindo, mas não se limitando, a sua condição de saúde e as intervenções médicas.
INCLUSÃO DO PACIENTE NA SOCIEDADE
Segundo Schulte(1981) a esquizofrenia leva o indivíduo a apresentar alterações na forma de pensar e sentir e na maneira de se relacionar com o mundo exterior.
O termo exclusão social teve origem na literatura francesa em 1974, com o trabalho de René Lenoir, no qual denuncia a situação das pessoas com algum tipo de desvantagem em relação ao progresso industrial, como os idosos, as pessoas com transtorno mental, etc. (Demo,2002)
O processo de exclusão social pode designar a situação de todos aqueles que se encontram “fora dos circuitos vivos das trocas sociais”. (Castel, 1997,p.20)
Assim, a exclusão social não se restringe apenas a desintegração do mercado de trabalho, mas também se refere a uma ruptura nos laços sociais e familiares. Essa dissociação que inclui o vínculo social foi denominada por Robert Castel(1989) de desfiliação.
Segundo Vianna (2002) a fragilidade e a desvinculação dos laços sociais estão presentes, muitas vezes, nos casos de adoecimento psíquico, representadas pela exclusão do mercado de trabalho, da família, da cultura e da política, limitando o exercício do papel social, o que acaba por anular o individuo como sujeito singular.
Nessa condição, a pessoa apresenta-se sem condições de reagir ao processo de

Relacionados

  • Abandono de pessoas com transtornos mentais/esquizofrenia
    5909 palavras | 24 páginas
  • Esquizofrenia
    12873 palavras | 52 páginas