RESENHA CRÍTICA SOBRE AS TEORIAS DE KARL MARX E ÉMILE DURKHEIM



Com base em leituras das principais obras destes clássicos, o artigo mostra, num primeiro momento, que a transformação social,no entendimento de Marx, depende das contradições que ocorrem entre as forças produtivas e as relações de produção e do nível de desenvolvimento das lutas de classes. Num segundo momento, pôde-seobservar que, para Durkheim, a transformação social não é outra coisa senão o processo de desenvolvimento da divisão do trabalho:

Karl Marx, em suas diversas obras, preocupou-se em explicar os conflitossociais, as lutas de classes.
ÉmileDurkheim esteve mais preocupado em explicar a integração social; o surgimento das idéias comuns ao conjunto dos indivíduos que copõem a sociedade.

ÉmileDurkheim acredita que a consciência coletiva, é extremamente forte quando em uma sociedade nao há divisão de trabalho, e que ela enfraquece quando uma sociedade há divisão de trabalho.
E por este mesmomotivo, a consciência individual se opõe a consciência coletiva, ou seja, quanto mais fortalecida a consciência coletiva, mais fraca será a consciência individual.

Durkheim salientou a importância daeducação e da ciência para a formação da consciência. A educação tem por objetivo formar o ser social; consiste num esforço contínuo de impor maneiras de ver, sentir e agir, as quais não chegariamespontaneamente.
Para Marx, o principal fator que determina a formação da consciência do indivíduo é a situação que ele passa no processo de produção econômica.

Acredita-se que a consciênciacoletiva prevalece, como no caso de Émile Durkheim, porque vivemos em uma sociedade coletiva onde necessitamos uns dos outros, a cada dia com o passar do tempo novas ideias surgem que devem ser trabalhadasconforme a dependência da sociedade. Não importa classe todos podem chegar a um objetivo se correr atrás. Para Karl Marx o que pode formar um indivíduo e conforme sua classe de produção econômica.... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 10). qual o papel da internet e das redes sociais na divulgação e propagação das manifestações. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Qual-o-Papel-Da-Internet-e/39525283.html

MLA

"qual o papel da internet e das redes sociais na divulgação e propagação das manifestações" TrabalhosFeitos.com. 10 2013. 2013. 10 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Qual-o-Papel-Da-Internet-e/39525283.html>.

MLA 7

"qual o papel da internet e das redes sociais na divulgação e propagação das manifestações." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2013. Web. 10 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Qual-o-Papel-Da-Internet-e/39525283.html>.

CHICAGO

"qual o papel da internet e das redes sociais na divulgação e propagação das manifestações." TrabalhosFeitos.com. 10, 2013. Acessado 10, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Qual-o-Papel-Da-Internet-e/39525283.html.