Qual a verdadeira finalidade do ensino da língua inglesa na escola?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Qual a verdadeira finalidade do ensino da língua inglesa na escola?
Escrito por Flavius Almeida dos Anjos.
Na formação permanente dos professores o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática. Paulo Freire (1996)
Resumo:
O presente artigo traz uma reflexão acerca da verdadeirafinalidade do ensino da língua inglesa nas escolas. Tal reflexão nos conduziu a caminhos que parecem ser desconhecidos pelos professores. Este trabalho mostra como o ensino da língua inglesa apresenta finalidade que precisa ser bem definida para os participantes do processo de ensinar e aprender Inglês, intencionando obter resultados que realmente justifiquem a sua inclusão nos currículos escolares.Traz também considerações importantes sobre o tema, que sinalizam para uma educação humanista, promotora de cidadania, que promovam o desenvolvimento de comportamentos, posturas, crenças, identidades e da consciência intercultural crítica de todos que do processo participem.
PALAVRAS-CHAVE: língua inglesa; finalidade; ensino; identidade.
Abstract:
This article comes up with a reflexion on thetrue aim of teaching English at schools. Such a reflexion took us to a way that seems to be unknown by teachers. It shows how the English language teaching presents aim that needs to be clear for the participants of the English teaching and learning process, aiming at getting results that really justify its inclusion on the curriculums. It also brings important considerations on the present themethat indicate a humanist education, that promote citizenship, the development of behaviors, postures, beliefs, identities and of the critic intercultural awareness of those who take part in the process.
KEY-WORDS: English language; aim; teaching; identity.
 
1.Introdução
O ensino da língua inglesa nas escolas brasileiras há muito tempo tem sido alvo de críticas, desmerecimento e desprestígio.Muito, também, tem se discutido sobre as metodologias para o ensino da LI, suas implicações, e muitas crenças têm sido levantadas quanto a isso. Inclusive a pior que poderíamos imaginar, a de que é impossível se aprender inglês nas escolas públicas.
Toda essa discussão em torno do ensino e da aprendizagem da língua inglesa tem gerado uma série de pesquisas no Brasil que tem revelado como está esteprocesso.(Barcelos & Abrahão, 2006; Leffa 1999; Lima 2009; Moita Lopes, 1996; Paiva, 2005; Rajagopalan, 2006) apenas para citar alguns.
Assim, baseado nestes e em outros estudos, este trabalho busca compreender a finalidade do ensino da língua inglesa nas escolas regulares, pois ela o justifica. A justificativa social para a aprendizagem da LE no Brasil só recentemente tem preocupado aquelesenvolvidos no ensino. Uma das dificuldades para as LE no currículo é justamente a de justificar socialmente sua presença. (Cf. MOITA LOPES, 1996).
Desse modo, ao analisar alguns estudos que apontam para a verdadeira finalidade do ensino da língua inglesa, este artigo traz uma concepção política do ensino, e não metodológica, pois não isola a sala de aula, não trata de supostos problemas de ordemmetodológica, mas a pensa com o resto do mundo, buscando mostrar o espaço político do aluno e do professor na sala de aula, e os benefícios que se pode adquirir através da LI.
2. Aspectos relativos à finalidade do ensino e da aprendizagem da língua inglesa
Não é de hoje que o ensino das línguas estrangeiras Brasil vem sendo discutido, refletido e mal interpretado ao longo dos anos, talvez por não seacreditar na sua relevância ou se desconhecer a sua verdadeira finalidade. Quanto a isso, Moita Lopes (1996) assegura que o campo de ensino de línguas estrangeiras no Brasil tem sido vítima de uma série de mitos, oriundos da falta de uma reflexão maior sobre o processo.
Apesar de longos anos dedicados à discussão sobre o processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira, ele permanece...
tracking img