Qual a marca de notebook mais durável

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Qual a marca de notebook mais durável?
Por Beatriz Portella Smaal
Quarta-Feira, 2 de Dezembro de 2009
Conheça aqui o resultado da pesquisa feita pela Square Trade antes de comprar seu presente de Natal.
A Square Trade, uma das maiores empresas provedoras de garantia do mundo e que faz parte do mercado dede 1999, traz para o público uma pesquisa de durabilidade de notebooks e netbooks.
Comesta pesquisa você terá uma base maior no momento de comprar seu computador portátil e escolherá sabiamente seu próximo eletrônico. Trazemos neste artigo os principais tópicos abordados pela pesquisa.

Metodologia
Para criar a base de dados para a pesquisa, a Square Trade examinou aleatoriamente 30 mil laptops novos comprados nos últimos três anos pelos associados da empresa. A garantiaoferecida, ou seja, os requisitos dos dados da pesquisa, abrange planos de cobertura de acidentes assim como falhas de hardware.
A pesquisa separa os danos em acidentais e aqueles provocadas por falhas do sistema. Para se referir ao total de falhas, usa-se a “total failure rate” (medida total de falhas), ou seja, a soma das falhas acidentais e aquelas do sistema, provocadas pelo uso normal do aparelho.[pic]
As linhas de cada aparelho foram definidas através do preço de cada um deles. Netbooks são aparelhos adquiridos por menos de 400 dólares, notebooks medianos são aqueles na faixa de 400 a 1000 dólares e notebooks avançados (Premium) superam o valor de 1000 dólares.
Essa divisão por valores foi criada exatamente por não haver uma definição estanque para o que, de fato, é um netbook. Isso ficaainda mais evidenciado pela grande evolução sofrida por este tipo de aparelho desde o lançamento do primeiro, no final de 2007.
As nove marcas analisadas são Acer, Asus, Apple, Dell, Gateway, HP, Lenovo, Sony e Toshiba. Usou-se um mínimo de 1000 unidades, o que é suficiente para dar uma estatística significante no espaço de dois anos (no teste de marcas, excluíram-se danos acidentais).

Um emtrês apresentarão falhas
A primeira parte examinada pelo programa foi o total de falhas de todos os portáteis juntamente. Na figura a seguir, a Square Trade mostra os dados de problemas detectados durante três anos.
No gráfico a seguir você confere na linha horizontal o número de meses e, na vertical a porcentagem de falhas dos laptops – em azul o total de falhas, em vermelho falhas de maufuncionamento e, em verde os acidentes.

No primeiro ano, as falhas de hardware chegam a 5%, com este número subindo mais 8% no ano seguinte. A medida de defeitos de funcionamento do hardware ultrapassa os 20% em três anos.
Em termos de acidentes, esta proporção é mantida, ou seja, acidentes acontecem com mais frequência no terceiro ano de uso do computador portátil.
Isso significa que um em cadatrês computadores tendem a apresentar problemas de uso durante o período de três anos de uso. A informação não chega de surpresa se for observado que notebooks tende a possuir peças delicadas e sofisticadas, mais do que grande parte dos aparelhos eletrônicos.
Além disso, estes aparelhos estão mais sujeitos a fatores ambientais que prejudicam equipamentos internos (placas-mãe, circuitos etc.) comoo calor, chuva e frio, exatamente por sua característica portátil.

Netbooks X Notebooks
A análise seguinte da Square Trade está relacionada à durabilidade de netbooks em relação aos notebooks (tanto medianos quanto Premiuns). A empresa analisa apenas um ano de dados relevantes, uma vez que o volume significante de aparelhos desta categoria foi vendido apenas em 2008, quando atinge a marca de10% do total do mercado de aparelhos portáteis.
No gráfico a seguir, confira na horizontal o total de meses do teste; na coluna vertical, número de falhas em porcentagem – em azul os netbooks, em vermelho os laptops medianos e, em verde, aparelhos portáteis Premium.

Através do gráfico percebe-se que nos 12 meses de pesquisa, os netbooks demonstram 20% mais problemas de funcionamento do que...
tracking img