QUAL OBJETIVO DO DESENVOLMIMENTO PSICOLOGICO.

1806 palavras 8 páginas
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE MATO GROSSO.

NÁDIA AMORIM DE SIQUEIRA

QUAL OBJETIVO DO DESENVOLVIMENTO
PSICOLOGICO.

CUIABÁ-MT
2012

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE MATO GROSSO.

NADIA AMORIM DE SIQUEIRA

QUAL OBJETIVO DO DESENVOLMIMENTO
PSICOLOGICO.

Profº Zelita O. Ribeiro

CUIABÁ-MT
2012

A psicologia do Desenvolvimento tem como objetivo mostrar as mudanças nos comportamento e nos processos mentais, através dos ciclos vitais. Uma vez que essa mudança não acontece somente na forma de pensar, mais em sua organização social e familiar. Com uma constante interação podemos afirmar que o nosso desenvolvimento é, não só receptor dos efeitos dos efeitos do desenvolvimento do meio, mas também influi nele.
Sem dúvida o objetivo da psicologia do desenvolvimento é colocar como objeto de estudo ao ser humano na sua permanente evolução, para isso são abordadas nesta psicologia a infância, adolescência, fase adulta e velhice nos seus processos biológicos , mais também psicológicos.

J. Piaget: conceitos fundamentais da epistemologia genética
Jean

Piaget

(1896-1980)

desenvolveu

estudos

psicogenéticos

objetivando compreender como o ser humano conhece o mundo (material e simbólico) e descobrir quais seriam os mecanismos cognitivos utilizados pelo homem para conhecer este mundo.
Piaget desenvolveu suas pesquisas iniciais em biologia, mas suas preocupações com o conhecimento levaram-no diretamente à psicologia, que é de onde, por meio de pesquisas experimentais, construiu sua teoria do desenvolvimento cognitivo.
Moro (2002, p. 117) identifica que a teoria piagetiana "[...] é uma teoria epistemológica, produzida por um biólogo de formação, psicólogo por necessidade e epistemólogo por interesse central". Assim, a teoria piagetiana se propõe a construir a unificação entre a biologia e a epistemologia, e nesta empreitada constrói uma teoria científica do conhecimento que integra os fenômenos cognitivos ao contexto da

Relacionados

  • ESTRUTURA 2 PG
    1520 palavras | 7 páginas
  • Trabalho 4
    2856 palavras | 12 páginas
  • recursos humanos
    4073 palavras | 17 páginas