Quais S O As Enfermidades Causadas Pelas Car Ncias De Vitaminas Lipossol Veis

2016 palavras 9 páginas
Quais são as enfermidades causadas pelas carências de vitaminas lipossolúveis?
As vitaminas são divididas entre lipossolúveis e hidrossolúveis. As lipossolúveis, como A, D, E e K, são absorvidas junto com as gorduras e podem acumular no organismo e alcançar níveis tóxicos.
“As vitaminas não funcionam como constituintes do nosso corpo ou como fonte de energia, mas são indispensáveis para que ele possa funcionar. Apesar de existirem no corpo em quantidades mínimas, cada vitamina tem um papel importante no funcionamento de alguma parte do organismo ou na formação de determinado tecido ou órgão”, esclarece.
Com funções diferentes, as vitaminas são importantes para a estrutura dos ossos (D), resistência dos dentes (A e D), cicatrização de feridas (A, E e K), interrupção de hemorragias (K).
Vitaminas

Doenças de Carência
Vitamina A (Retinol ou Axeroftol)

Hemeralopia (cegueira noturna), xeroftalmia (cegueira total por ressecamento da córnea), pele seca e escamosa, diminuição da resistência a infecções.
D (Calciferol)

Raquitismo (encurvamento de ossos por deficiência de cálcio).
E (Alfatocoferol)

Anemia (diminuição de glóbulos vermelhos no sangue)
K (Naftoquinona)

Enfraquecimento do processo de coagulação sanguínea, levando à hemorragia.

Como se manifestam essas enfermidades? Quais as consequências dessas enfermidades para os indivíduos?
Com a falta de vitaminas no corpo pode acontecer devido a Redução de ingestão, Diminuição da absorção, Alterações da flora intestinal,Alterações do metabolismo, Aumento do consumo.Vitamina A (Olhos - a ceratomalácia (amolecimento da córnea), olhos secos, com ulcerações e xerose da conjuntiva e córnea, são as manifestações mais precoces. A cegueira noturna, a mais conhecida, é uma das primeiras manifestações de carência da Vitamina A. A dificuldade extrema de visão, inclusive a cegueira total são as manifestações mais graves da sua carência.Sistema respiratório - o epitélio das vias aéreas sofre alterações, a queratinização,

Relacionados

  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas
  • Exames
    147597 palavras | 591 páginas