Quais as dificuldade do professor no início de carreira do curso de pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADES DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

LUCIANE RESENDE DOS ANJOS MENEZES – RA 2306311020

PRISCILA SOARES DE ALBUQUERQUE – RA 2306321071

TÍTULO

Dificuldades do professor no início de carreira do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.

São José dos Campos/São Paulo
2011
Introdução

A pesquisa que pretendodesenvolver está inserida nas dificuldades do professor em início de carreira no ensino fundamental, em uma sociedade tão diversificada. Demonstrando os desafios a serem superados, no tocante as dificuldades enfrentadas pelos professores para exercer a sua função com dignidade e maestria.

Oportunidades e ameaças presentes no cenário global.

Sabemos que as ameaças e os desafios são constantes, eque a competição é diária. Em meio a esta era do terceiro milênio, não há como isentar-se destes. Melhor política é, em vez de reclamar, fazer. Se for imprescindível enfrentar, que enfrente de cabeça erguida, com garra e determinação; portanto, o profissional deverá enxergar as ameaças bem como os desafios, encará-los de frente, desvinculando de seu ser o medo, a insatisfação, a aflição, aangústia, o sofrimento e todo “azedume” que porventura poderá surgir, pois, quando mal conduzidos, os desafios , assim como as ameaças, se tornam fracassos. 
Pensando assim, sabemos que a maneira mais fácil de vencer um desafio reside no amor. Sentir prazer e amor pelo que se faz é a chave de todo o negócio, pois, quando você ama o que faz você desperta o querer que existe dentro de você e a partir daío caminho, além de ficar largo, fica límpido, fluindo força, coragem, perseverança, determinação e otimismo; por conseguinte, não se deixando abater diante das dificuldades, o que facilita todo o processo.
O profissional da Educação

Marketing Pessoal é divulgar sua imagem diante das oportunidades para que outros possam integrá-lo em seus planos. Na formação acadêmica, temos que explorar todasessas oportunidades, assim como: liderança de sala, empresa júnior, comissão de formatura, centro acadêmico, trabalhos, feiras, palestras, seminários e todos os eventos onde achar que a sua participação será indispensável e extremamente útil. Fazendo isso bem feito, todas as pessoas (colegas, professores, etc.) passarão a te enxergar com outros olhos e te encaixarão em seus planos sempre que fornecessário.

A relevância da comunicação na área de formação

No caso do professor de Educação Infantil, é necessário construir os vínculos pela interação com a criança, no diálogo com as formas de manifestar-se dessa criança, percebendo-a como um ser competente “[...] em sua inteireza, capaz de sofisticadas formas de comunicação, mesmo quando bebê, estabelecendo trocas sociais com coetâneos eadultos, através de uma rede complexa de vínculos afetivos” (FARIA, 1998, p. 213-214). Para que se realize essa comunicação é preciso abertura por parte do professor para as múltiplas linguagens das crianças e para o lúdico, características da cultura infantil que permeiam todas as suas manifestações.

A importância do convívio social e a área de formação.

Em consonância com a função daescola, os dois primeiros objetivos do Ensino Fundamental definidos nos Parâmetros Curriculares indicam que a educação escolar deve possibilitar que os alunos se tornem capazes de:
- compreender a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação, e repúdio àsinjustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
- posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar e de tomar decisões coletivas.
Não há dúvida de que atingir esses objetivos se tem constituído grande desafio para todos os educadores: professores, direção, equipes técnicas e pais. No entanto,...
tracking img