Quadro sintese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
PROF ADRIANA AMARAL FLORES
ALINE CRISTIANE FERREIRA Ra: 297723
AMANDA CARINE DOS ANJOS OLIVEIRA Ra: 297724
DATA:

LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

a) Concepção de leitura:
FOCO NO AUTOR
Nessa concepção de língua como representação do pensamento e de sujeito como senhor absoluto de suas ações e de seu dizer, o texto é visto como um produto lógico dopensamento (representação mental) do autor, nada mais cabendo ao leitor senão “captar” essa representação mental. Sobre essa questão afirma-se que à concepção de língua como representação do pensamento corresponde à de sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações.
FOCO NO TEXTO
Conseqüentemente, a leitura é uma atividade que exige do leitor o foco no texto. Nessa concepçãode língua como código, portanto como mero instrumento de comunicação e de sujeito como pré-determinado pelo sistema, o texto é visto como simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, bastante a este, para tanto, o conhecimento do código utilizado.
FOCO NA INTERAÇÃO AUTOR-TEXTO-LEITOR
Diferentemente das concepções anteriores, na concepção interacional(dialógica) da língua, os sujeitos como atores/construtores sociais, sujeitos ativos que dialogicamente se constroem e são construídos no texto, considerando o próprio lugar da interação e da constituição dos interlocutores. Nessa perspectiva, o sentido de um texto é construído na interação texto-sujeito.
Leitor enquanto construtor de sentido, utilizando-se para tanto, de estratégias, tais como seleção,antecipação, inferência e verificação.

b) Estratégias de leitura:
Desse leitor, espera-se que processe, critique, contradiga ou avalie a informação que tem diante de si, que a desfrute ou a rechace, que dê sentido e significado ao que lê.Essa concepção de leitura, que põe em foco o leitor e seus conhecimentos em interação com o autor e o texto para a construção de sentido.
Objetivo daleitura é claro que não devemos nos esquecer de que a constante interação entre o conteúdo do texto e o leitor é regulada também pela intenção com que lemos o texto, pelos objetivos da leitura.
c) Leitura e produção de sentido:
A leitura e a produção de sentido são atividades orientadas por nossa bagagem sociocognitiva: conhecimento da língua e das coisas do mundo (lugares sociais, crenças, valores,vivências).

Revista veja
07/06/2011
Criança no frio
Dra. Lucia, sempre que o frio chega meus filhos, de 3 e 6 anos, ficam com as bochechas vermelhas e descamando. Os lábios ficam rachados. O que devo fazer? (Lia)
Lia, o que esta acontecendo com seus filhos acontece com os meus também e com muitas outras crianças. O rosto delicado das crianças fica ressecado no clima frio eseco do inverno. Os sinais de ressecamento são os que você descreveu: vermelhidão, descamação, rachaduras nos lábios. E pode ser que eles também sintam coceira ou leve ardor por conta disso. Uma boa medida nessa situação é hidratar o rosto de nossos filhos, usando diariamente um creme hidratante. Aplique mais de uma vez ao dia, torcendo para eles não tirarem o creme com as mãos. E aplique tambémà noite, enquanto eles estiverem dormindo, assim a chance de tirarem é menor. Escolha um hidratante sem perfume, e que diminui risco de irritar ainda mais a pele já sensível. Outro cuidado é usar hidratante sem uréia durante a fase de vermelhidão, pois uréia arde na pele inflamada. Passada a fase de pele sensível e inflamada, o hidratante com uréia volta a ser boa opção. Para os lábios deles, umhidratante labial contendo vaselina é eficaz. Novamente, uma ótima hora de passar é à noite, quando estiverem dormindo. E tente convencer seus filhos a não passarem a língua nos lábios, Para não ressecá-los ainda mais. Mantenha o uso de hidratante e de protetor labial ate o frio passar, ou as crianças ficarão de novo com o rosto e lábios ressecados. Esse os sintomas não melhorarem em 2 ou 3...
tracking img