quadro com

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quadro Comparativo - Teorias da Psicologia – 1º AD e AC
Autor/Teoria
Watson/ Skinner Behaviorismo
Gestalt
Humanismo
Vigotski
Wallon
Período
1913
1893-1970
Século xx
1897-1934
1879-1962
Palavras-chave
Comportamentalismo
Percepção
Reconhecimento do ser humano
Interação social
Afetividade
Pilares/Principais conceitos
Estudo da conduta humana
Percepção humana apresenta umsentido de totalidade de conjunto unificado
Resgatar o estudo da subjetividade
Mediação, concepção, definição física e mental.
Processo de desenvolvimento, interação social, razão, emoção corpo, influências históricas cultura.
Papel do Educador
Transmissor do conhecimento ao aluno e administra as condições da transmissão do conteúdo
Facilitador da aprendizagem
Função de facilitador
Intervir nadistancia entre que o aluno já domina e oque faz com a ajuda
Considerar a vida do aluno demandas atuais e perspectivas futuras
Papel do Aluno
Passível de reforço e previsão de controle
Se autodesenvolver no processo de aprendizagem
Motivado a descobrir e a criar
Ser participante no processo de conhecimento e questionador
Ser participante no processo do conhecimento, autor e questionadorDe acordo com a sua compreensão, desenvolva um texto com os principais aspectos que lhe chamaram atenção sobre as teorias representadas acima. (mínimo de 10 linhas para cada teoria)
Behaviorismo
Significado conduta, comportamento – é um conceito generalizado que engloba as mais paradoxais teorias sobre o comportamento, dentro da Psicologia. Estas linhas de pensamento só têm em comum o interessepor este tema e a certeza de que é possível criar uma ciência que o estude, pois suas concepções são as mais divergentes, inclusive no que diz respeito ao significado da palavra ‘comportamento’. Os ramos principais desta teoria são o Behaviorismo Metodológico e o Behaviorismo Radical. Nele o autor defende que a psicologia não deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento,pois este é visível e, portanto, passível de observação por uma ciência positivista. Nesta época vigorava o modelo behaviorista de S-R, ou seja, de resposta a um estímulo, motor gerador do comportamento humano. Watson é conhecido como o pai do Behaviorismo Metodológico ou Clássico, que crê ser possível prever e controlar toda a conduta humana, com base no estudo do meio em que o indivíduo vive enas teorias do russo Ivan Pavlov sobre o condicionamento – a conhecida experiência com o cachorro, que saliva ao ver comida, mas também ao mínimo sinal, som ou gesto que lembre a chegada de sua refeição.
Gestalt
Gestalt – termo alemão intraduzível, com um sentido aproximado de figura, forma, aparência.
Por volta de 1870, alguns estudiosos alemães começaram a pesquisar a percepção humana,principalmente a visão. Para alcançar este fim, eles se valiam especialmente de obras de arte, ao tentar compreender como se atingia certos efeitos pictóricos. Estas pesquisas deram origem à Psicologia da Gestalt ou Psicologia da Boa Forma. Seus mais famosos praticantes foram Kurt Koffka, Wolfgang Köhler e Max Werteimer, que desenvolveram as Leis da Gestalt, válidas até os nossos dias. Com seudesenvolvimento teórico, a Gestalt ampliou seu leque de atuação e transformou-se em uma sólida linha filosófica. Esta doutrina traz em si a concepção de que não se pode conhecer o todo através das partes, e sim as partes por meio do conjunto. Este tem suas próprias leis, que coordenam seus elementos. Só assim o cérebro percebe, interpreta e incorpora uma imagem ou uma idéia.Observando-se o comportamentoespontâneo do cérebro durante o processo de percepção, chegou-se á elaboração de leis que regem esta faculdade de conhecer os objetos. Estas normas podem ser resumidas como: Semelhança: Objetos semelhantes tendem a permanecer juntos. Proximidade: Partes mais próximas umas das outras em um certo local. Boa Continuidade: Alinhamento harmônico das formas. Pregnância: Este é o postulado da simplicidade...
tracking img