Quadragesimo anno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quadragesimo Anno


Pio XI - Autor da Encíclica Quadragesimo Anno

Ficou assim conhecida uma encíclica contendo orientações sobre a doutrina social da Igreja. Por ter sido publicada 40 anosdepois outra encíclica famosa, a Rerum Novarum, foi-lhe dado este nome (Quadragesimo Anno), e este novo documento pretendia ser a continuação da doutrina lançada quatro décadas antes.

Recentesdeclarações da Ministra da Educação levam-me a pensar que este exemplo frutificou. Se não, vejamos.


Há quarenta anos deu-se o Maio de 68, acontecimento quase mítico para a minha geração. Desse Maio muitosse curaram, quase todos estão bem instalados na vida, salvo raras e honrosas (apesar de tudo) exceções.


Os franceses, principalmente, apagaram todos os vestígios com a brevidade possível. Ficou omito (inócuo) de ter havido uma Revolução, esquecendo-se as cenas de rua com o mesmo espírito com que se esqueceu o Terror Vermelho, ficando a Revolução Francesa e seus valores solidamenteinstalados. De Maio de 68 não terão ficado valores, mas também não tinham sido explicitados; ficou o folklore.

Mas se na terra natal do Maio de 68 tudo ficou reduzido a alguns incidentes, por estas bandasnão foi assim. Ainda há ilhas de soixantehuitards, o que não seria grave se não estivessem enquistados em lugares de decisão, não como recuperados, como os seus colegas de além-Pirinéus, mas comoirrecuperáveis, à moda de Sartre.


Aqui adapta-se talvez aquela imagem de alguns conterrâneos seus que Eça de Queirós traçou com a sua mordacidade habitual: a dos deslumbrados pelo estrangeiro, em regrapelos aspectos exteriores da sua sociedade, que procuravam servilmente imitar. Esse espírito está magistralmente caracterizado em Dâmaso de Salcede, o anti herói (que nem chega a vilão) que, pelosseus esforços em trazer Paris (ou o que ele entendia por Paris) para Lisboa, fazia rir o melhor dessa Lisboa. Ou, mais resumidamente, a que se dissesse que o Dâmaso é uma besta.

Acontece que em...
tracking img