QSMS2 40

2597 palavras 11 páginas
Qualidade – Início da Era Industrial
Os registros históricos nos mostram que até o final do século XVIII, antes do início da era industrial, os empreendimentos eram, na sua maioria, de natureza individual ou familiar e cada um definiam e controlavam a qualidade dos produtos ou serviços que gerava.
Curiosamente, esta é uma postura muito atual. No que se refere a “garantia da qualidade”, cada um é responsável pela qualidade do que faz. A diferença entre um profissional do final do século XVIII e o profissional dos dias atuais, está na forma segundo aqual aquele e este entende a função “qualidade”.

QUALIDADE – 1900/1920
Entre 1900 e 1930, com o advento da era indústria, pressionados pela crescente concorrência e pela complexidade dos processos, iniciou-se uma nova fase para o controle da qualidade.
Essa foi à era da inspeção. No início, as inspeções eram feitas no produto acabado e tinham por objetivo evitar que itens defeituosos chegassem ao consumidor.
Nenhuma técnica estatística era usada. Em 1924, foi criado o Inspection
Engineering Departament of Westem Electri’s Bell Telephone Laboratories, onde foram desenvolvidos Importantes trabalhos pioneiros de desenvolvimento de teorias e métodos de controle da qualidade, incluindo critérios para seleção e amostragem. QUALIDADE – DÉCADA DE 20 E 30
No final dos anos 20, como decorrência da crescente complexidade dos processos e da maior concorrência no mercado, iniciou-se a utilização de técnicas estatísticas para controle de produtos.
O uso da estatística como ferramenta para o controle da qualidade se consolidou como técnica. Destacam-se os trabalhos realizados pelo Joint Committee for the
Development of Statistical Aplication in Engineeering and Manufacturing, apoiado pela American Society for Testing Materials (ASTM) e demais associações.

QUALIDADE – DÉCADA DE 40 E 50
A necessidade de massificar a produção, devido às condições impostas pela economia de guerra, levou a uma inevitável deterioração da qualidade dos

Relacionados