qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq

935 palavras 4 páginas
A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades
Em 1789, Antoine Lavoisier publicou uma lista de 33 elementos químicos. Embora Lavoisier tenha agrupado os elementos em substâncias simples, metálicas, não metálicas e salificáveis ou terrosas,[1] [2] químicos passaram o século seguinte à procura de um esquema de construção mais precisa os elementos químicos são agrupados em quatro grupos principais segundo as suas propriedades físicas e químicas: metais, semimetais, ametais e gases nobres. O hidrogênio, entretanto, é um elemento estudado à parte de tais grupos, pois suas propriedades são distintas. O hidrogênio forma, assim, uma espécie de quinto grupo. Observe a seguir quais elementos fazem parte desses grupos e por quê:
Metais: Os metais constituem a maior parte dos elementos da Tabela Periódica, representando dois terços deles, o que resulta em um total de 87. Alguns exemplos são a prata, ouro, cobre, zinco, ferro, alumínio, platina, sódio, potássio, entre outros.
Todos os elementos pertencentes a esse grupo possuem as seguintes propriedades principais:
- Brilho metálico;
- São sólidos, com exceção do mercúrio, que é líquido em temperatura ambiente;
- Conduzem corrente elétrica;
- Conduzem calor;
- São maleáveis, formando lâminas;
- São dúcteis, formando fios;
- Têm a tendência de perder elétrons e formar cátions Ametais: São 11 elementos (carbono (C), nitrogênio (N), fósforo (P), oxigênio (O), enxofre (S) (está na imagem abaixo), selênio (Se), flúor (F), cloro (Cl), bromo (Br), iodo (I) e astato (At)) que possuem propriedades opostas às dos metais:
- Não possuem brilho;
- Não conduzem eletricidade;
- Não conduzem calor;
- Fragmentam-se;
- Têm a tendência de ganhar elétrons e formar ânions. Semimetais: São 7 elementos (boro (B), silício (Si) (está

Relacionados

  • Qualidade
    1442 palavras | 6 páginas
  • juolian
    1911 palavras | 8 páginas
  • Nr 12 completa
    43576 palavras | 175 páginas