APOSTILA OK Lideran a por Compet ncias 1

17004 palavras 69 páginas
Profª Sandra Márcia Liger – ligliger@8415.com.br

CURSOS
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
FINANÇAS E CONTROLADORIA
GESTÃO TRIBUTÁRIA

Disciplina:

LIDERANÇA POR COMPETÊNCIAS

Profª Sandra Márcia Liger ligliger@8415.com.br 1

Profª Sandra Márcia Liger – ligliger@8415.com.br

Calendário
DATAS

DISCIPLINA

Agosto:19 e 26 e Set: 02, 09 e 16 Liderança por Competências

PROFESSORA
Sandra Márcia Liger

DESCRITIVO DA DISCIPLINA
EMENTA
Reconhecimento, análise e compreensão dos processos comportamentais e seu impacto no desempenho do papel gerencial e na dinâmica da interação grupal no desenvolvimento organizacional.

OBJETIVOS GERAIS





Levar o profissional a refletir sobre as competências que caracterizam a Liderança, habilitando-se para analisar e correlacionar os diversos fatores que interferem no desempenho humano em situação de trabalho e na sua autorrealização.
Desenvolver o autoconhecimento, a autoestima e a autoconfiança - condições básicas para liderar. Dimensionar os principais desafios e obstáculos do trabalho em equipe, refletindo sobre os aspectos motivacionais, de relacionamento e de comunicação que interferem no clima organizacional e na produtividade. Estimular a abertura para mudanças, desenvolvendo a capacidade de análise das pessoas e da busca de soluções para problemas e conflitos nas relações interpessoais e intergrupais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS






Reconhecer a importância da Inteligência Emocional na Liderança em situações de mudanças.
Desenvolver a motivação e o entusiasmo, aprendendo a lidar mais eficazmente com os conflitos, sendo uma pessoa mais assertiva e persistente apesar das mudanças, aumentando a empatia, o comprometimento e cooperação, desenvolvendo o autocontrole na expressão de suas emoções.
Compreender o significado e a importância da competência interpessoal envolvendo os processos de percepção e comunicação e identificar seu padrão de auto exposição e busca de feedback.
Identificar e analisar a dimensão psicossocial e

Relacionados