QEG1A relatorio1

1129 palavras 5 páginas
Aferição e teste de precisão e exatidão de vários instrumentos
Experimento 1
Juliana Gabriely Pessoa Silva

Departamento de Química Fundamental, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil

Professor: Aleksándros Souza

Data da prática: 25/10/2013; Data de entrega do relatório: 1/11/2013

Resumo
Comparar os instrumentos com a finalidade de apresentar os de maior precisão (indica o quanto as medidas repetidas estão próximas umas das outras) e maior exatidão (indica o quão próximo do valor real está o valor medido) expondo as prováveis fontes de erro.
Palavras chaves: Aferir; Comparar; Precisão; Exatidão; Confiabilidade;
Sumário
Resumo 1
Introdução 1
Metodologia 1
Resultados e Discussão 2
Conclusão 3
Referências 3
Questões 4

Introdução
A ciência e a engenharia se baseiam em medições e comparações. Assim, precisam de regras para estabelecer de que forma as grandezas devem ser medidas e comparadas, e de experimentos para estabelecer as unidades para essas medições e comparações.
Em 1971, na 14ª Conferência Geral de Pesos e Medidas, foram selecionadas sete grandezas como fundamentais, as quais constituem a base do Sistema Internacional de Unidades, SI. [1]
Ao ser falado em precisão, referimo-nos ao quanto um instrumento é capaz de reproduzir um valor obtido mesmo que ele não esteja correto, diferentemente da exatidão que é a capacidade que um instrumento tem de fornecer um resultado correto.
A necessidade de precisão e exatidão na engenharia é decorrente de uma maior confiabilidade nos resultados.
Metodologia
O experimento foi realizado em três partes. A primeira parte é referente a comparação entre os volumes de gotas de água destilada produzidas por uma pipeta de Pasteur e uma pipeta graduada de 25 mL. Para isso, localiza-se um béquer de 25 mL ou um vidro relógio numa balança analítica, a qual será tarada. Primeiro com a pipeta de Pasteur e após com a pipeta graduada de 25 mL, meça um volume de água destilada exatamente de 5 mL, deposita-se cerca de 20

Relacionados