Pvc e pva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PVC
Punção Venosa Central (PVC) é um dado extremamente útil na avaliação das condições cardiocirculatórias de pacientes em estado crítico.
É um método acurado da estimação da pressão de enchimento do ventrículo direito, de grande relevância na interpretação de sua função.
O método de mensuração da PVC com coluna de água, devido à sua extrema simplicidade e baixo custo, é bastante popular elargamente utilizado, dispensando transdutores eletrônicos sofisticados.

Mensuração da PVC

Para a mensuração da PVC, é necessário o posicionamento de um catéter em veia central (veia cava superior), comumente utilizando-se de punção percutânea de veia subclávia ou veia jugular interna. É checado radiológicamente para certificar-se que o catéter esteja bem posicionado e não esteja dentro doátrio direito.

Pode-se utilizar para a mensuração da PVC, um manômetro de água graduado em cm ou um transdutor eletrônico calibrado em mmHg. Espera-se que haja oscilação da coluna d'água ou do gráfico no monitor, acompanhando os movimentos respiratórios do paciente.

Materiais necessários para se monitorizar uma PVC em Coluna de água.

Monitorização em coluna de água:

01 equipo demonitorização de PVC;

01 frasco de solução fisiológica (100 ou 250 ml);

Fita adesiva;

Régua de nível.

Encontrando o "zero" de referência da PVC
Normalmente são utilizados 03 pontos de referência para se medir pressões intravasculares.
05 cm abaixo do ângulo esternal;
o próprio anguloesternal;
a linha axilar média.
Coloca-se o paciente em decúbito dorsal horizontal. Encontra-se a linha "zero"através da linha axilar média, observando em que número se encontra diante à escala do equipo de PVC. (Convém encontrar o "zero" todas as vezes em que se forem realizar as medidas, pois existem algumas camas que tem regulagem de altura, e pode ter sido alterada).

Cuidados importantes

Verifique se existem outras soluções correndo no memso acesso venoso central. Caso ocorra, feche todas,deixando apenas a via do equipo da PVC. Ao término da aferição, retorne o gotejamento normal das outras infusões (caso existam). Outras infusões alteram o valor real da PVC.
Fique atento aos valores da PVC. Valores muito baixos podem indicar baixa volemia, e valores muito altos, sobrecarga hídrica.
Normalmente a coluna d'água ou as curvas em monitor oscilam de acordo com a respiração do paciente. Casoisso não ocorra, investigue a possibilidade do catéter estar dobrado ou não totalmente pérvio.
O balanço hídrico é importante. Registre a cada 24 horas na folha de controle hídrico, o volume de solução infundido nas aferições da PVC.

Valores de referencia
Segundo Araújo, os valores esperados da PVC, mensurada através da linha axilar média como "zero" de referência, estão entre 6 - 10 cm H2O(através da coluna d'água) ou de 3 - 6 mmHg (através do transdutor eletrônico).

PAM
A PRESSÃO ARTERIAL MÉDIA é a medida da pressão durante todo ciclo cardíaco.
Ela somente pode ser fidedignamente definida por meio invasivo.
MÉTODO INVASIVO (PAI)
Um cateter (abocath) é introduzido dentro de uma artéria (radial, braquial, femoral ou pedioso);
A circulação colateral deve ser confirmadaantes da introdução do cateter. Se não houver circulação e a artéria canulada estiver obstruída, podem ocorrer isquemia e infarto da área distal ao local canulado.

Materiais necessários para instalação
Monitor para pressão invasiva;
Soro fisiológico 250ml;
Seringa 10ml;
Domus (Sensor);
Heparina (1ml p/ 250ml de SF 0,9%);
Equipo macrogotas;
02 Extensores 40cm;
Abocath nº. 20;
Torneirinhacom 3 vias;
Módulo de pressão invasiva com cabo;
Pacote de PAM;

PROCEDIMENTO
Puncionar uma artéria (médico);
Conectar o extensor no cateter e a outra extremidade na torneirinha;
Conectar a torneirinha em outro extensor e colocar a outra extremidade no domus;
Conectar o domus no monitor, atraves de um cabo de pressao invasiva;
Conectar o equipo na solução e no domus;
Zerar o...
tracking img