Puralidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pluralidade cultural

Discutir o tema pluralidade cultural significa destacar o por quê de nós, humanos, embora sejamos uma única espécie biológica, desenvolvemos modos de vida tão diferentes econflitantes?

A pluralidade cultural indica um acúmulo das experiências e das conquistas humanas que é patrimônio de todos nós.

No entanto, nem todas as diferenças são positivas. Quando elas setransformam em desigualdades precisam ser encaradas criticamente.

A rigor, a desigualdade no acesso aos meios para organizar a própria vida compromete a plena existência da pluralidade cultural.Assim, a autêntica afirmação da pluralidade cultural é inseparável das lutas pela extensão dos direitos humanos a todos e pela construção de relações cidadãs e democráticas.

A defesa dadiversidade cultural é um imperativo ético, inseparável do respeito à dignidade humana.

Texto original adptado para fins didátivos

http://joaojosefonseca1.blogspot.com/2009/11/pluralidade-cultural.htmlPLURALIDADE CULTURAL

PLURALIDADE CULTURAL

1ª PARTE – RESUMO
Introdução
A temática da Pluralidade cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização das características étnicas e culturaisdos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, as desigualdades socioeconômicas e a crítica as relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira,oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal.
      Pluralidade cultural quer dizer a afirmação da diversidade como traçofundamental na construção de uma identidade nacional que se põe e repõe permanentemente baseada no fato de que a humanidade de todos se manifesta em formas concretas e diversas de ser humano.
         A oportunidade de conviver neste contexto, nos oferece elementos para a compreensão de que respeitar e valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa necessariamente aderir aos valores...
tracking img