Publicidade (eventos)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO
1.
Em busca por novas ferramentas para crescimento e manutenção das empresas no mercado, o evento tem se destacado como eficiente ferramenta de marketing estratégico. O evento é um ramo que vem se aprimorando e agregando cada vez mais valores á empresas que o utilizam.
A realização de um evento beneficente, como é o caso deste trabalho de conclusão de curso, tem como premissasatisfazer tanto os patrocinadores, que visam a promoção da imagem da empresa, quanto da associação beneficiada, Associação Nossa Senhora Rainha da Paz.
O evento “Amigo Solidário – Unidos pela cultura” foca a importância que a cultura exerce no processo de formação educacional. Através de apresentações artísticas de crianças carentes da entidade, busca-se mostrar com o evento como a cultura e aeducação podem afastar a criminalidade e promover inclusão social.
Portanto, este trabalho tem pretensão de analisar a organização do evento e a sua realização. O interesse do estudo é demonstrar como a ferramenta do evento, através de manifestações culturais, pode contribuir para a formação educacional de jovens, ao mesmo tempo em que é analisado como empresas utilizam o evento beneficente comoforma de promoção de sua marca.

2.DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
2.
2.
1. Referencial Teórico
1.1.O marketing e suas funcionalidades
3.
3.
A atividade que o marketing realiza não é tão recente como se imagina. Essa ferramenta é usada desde os tempos onde o escambo ainda era praticado, realizando a troca de mercadorias tendo como objetivo principal a sobrevivência. Para Kotler1 (1998, p. 29) omarketing, resumidamente, “é um conjunto de atividades que tem por objetivo a facilidade e a realização de trocas”. Seguindo a mesma linha de pensamento, Raimar Richers (1986) define o marketing como “atividades sistemáticas de uma organização humana, voltada para a busca e realização de trocas com seu meio ambiente, visando benefícios específicos”. Assim o marketing atua no mercado atual paraampliar o lucro das organizações e oferecer condições de competitividade. Trazendo o conceito para o contexto atual, Portella e Margutti (1988, p. 3) citam a American Marketing Association que define o marketing como sendo:
“O processo de planejamento e execução de concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, organizações, eventos para criar trocas que venham a satisfazerobjetivos individuais e organizacionais.” (PORTELLA E MARGUTTI, 1988, P.3)
Dentre as diversas funções que o marketing exerce, Reis (1988) destaca como principal “desenvolver uma estratégia diferenciada de posicionamento capaz de penetrar e ocupar a lembrança de público-alvo como a marca numero um na sua mente, de forma exclusiva e singular”. O site Wikipédia, define a atividade exercida pelo omarketing.
“Marketing ou Mercadologia é a atividade de ligar os produtores (ou produtores potenciais) de um produto ou serviço com clientes, quer existentes ou potenciais. Técnicas de Marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos da vida. (WIKIPEDIA - pt.wikipedia.org/wiki/Marketing)
Dentre os diversos conceitos e definições que podem ser atribuídos ao marketing, podemossintetizá-los a “função única da empresa moderna, e que tem por objetivo conquistar e preservar clientes”. (DRUCKER, 1954) que mais se aproxima á situação de competitividade vivenciada pelas empresas no mercado atual.

1.2.O marketing de eventos
Segundo Meirelles (1996, p. 3), "evento é um instrumento mercadológico e institucional com a finalidade de criar conceito e estabelecer a imagem deprodutos, serviços, pessoas, entidades, empresas e organizações, através da aproximação entre os participantes".
Melo Neto (2003) enfatiza que o marketing de eventos é uma nova tendência no campo do marketing promocional. Para o autor, o marketing de eventos é uma modalidade promocional com o objetivo de criar “ambientes interativos, onde o negócio do patrocinador se junta a consumidores...
tracking img