PU, procecessos unitarios

1498 palavras 6 páginas
ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE MATÉRIA PRIMA¹

Gabriel Rossi ²
Leonardo Matos 3
Maísa Villela 4
Tamire Repolês 5

Resumo
Realizou-se um ensaio granulométrico com amostra de minério de ferro, no laboratório de Metalurgia Extrativa da EEIMVR, para a determinação da distribuição granulométrica, com o objetivo de estabelecer a porcentagem em peso de determinadas faixas de tamanhos de partículas a partir do peneiramento manual, que permitam a construção de um gráfico de distribuição granulométrica natural com o auxilio da equação de Rosin-Rammler, atestando assim a capacidade deste modelo.
Palavras-chave: distribuição granulométrica, peneiramento, minério de ferro, Rosin-Rammler.

GRAIN SIZE ANALYSIS OF RAW MATERIAL

Abstract
A grain-size test was performed with iron ore samples, in the Extractive Metalurgy lab of EEIMVR, to determine the grain-size distribution, in order to set the weight percentage of some particle-sized tracks though handmade screening, which allow building a natural grain-size distribution graphic with the Rosin-Rammler equation help, therefore certitying its capacity
Key words: Granulometric distribution, screening, iron ore, Rosin-Rammler.

1 Laboratório de Metalurgia Extrativa da Escola de Engenharia Metalúrgica de Volta Redonda. Disciplina: Processos Unitários I.
2,3,4,5 Alunos de graduação em Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal Fluminense.
1 - INTRODUÇÃO

Tem-se como objetivo do ensaio classificar a granulometria de amostra de minério de ferro.Realizou-se um peneiramento da mesma em diferentes diâmetros de cavidade de telas objetivando-se obter a faixa de distribuição granulométrica do material (curva granulométrica). O gráfico da curva granulométrica pode ser obtido através do modelo matemático de Rosin-Rammler, que permite representar essa distribuição, para a conclusão dos cálculos e gráficos.

1.1 – Fundamentos

Relacionados