Pt8 Teste Oral 4

579 palavras 3 páginas
Teste de compreensão do oral n.º 4

Transcrição da locução
Os Agentes da Ordem Gramatical
5
ENTREVISTADOR: Aprender em forma de teatro as boas regras da gramática portuguesa pode ser uma missão impossível, mas para a Seiva Trupe não é de facto. O título pode ser pomposo, mas é uma forma curiosa de aprender gramática e a Seiva Trupe chamou-lhe “Os Agentes da Ordem Gramatical”. Bruno Schiappa escreveu, encenou esta ideia e vai dizer já a seguir quem são estes agentes.
BRUNO SCHIAPPA: Esses agentes são, sobretudo, as variadíssimas regras de composição de bem falar da Língua Portuguesa, ou seja, o Sujeito, o Predicado, os Complementos Direto e Indireto, o Agente da Passiva, o Predicativo do Sujeito, a Acentuação, a Pontuação, ou seja, tudo aquilo que compõe o grande tecido do bem falar da Língua Portuguesa.
ENTREVISTADOR: Os agentes gramaticais são transformados em pessoas, personagens e vão contar uma história.
BRUNO SCHIAPPA: Contam uma história que acaba por ser uma parábola sobre a capacidade que o ser humano tem de, por causa do ego exagerado, promover uma série de rivalidades e criar situações de querela por “dá cá aquela palha.” Portanto, eles acabam por se sentir destituídos do seu pódio, digamos assim, uns pelos outros e então a Modificador, que é a grande novidade em termos de alteração de terminologia da ordem gramatical, que antigamente se chamava só Complemento Circunstancial, é que vai servir de moderadora daquilo tudo e conduzir, naquelas personagens, para, de facto, a lucidez de que somos todos importantes e que a união faz a força e que temos todos de trabalhar uns com os outros.
ENTREVISTADOR: Falar bem mas com regras, com todas essas regras e levá-las assim ao palco, para jovens, pode ser, talvez, “uma seca”. Bruno Schiappa diz que não há problema, foi tudo feito a pensar precisamente nisso.
BRUNO SCHIAPPA: Sim, houve todo esse cuidado em termos de dramatologia.
ENTREVISTADOR: Um espetáculo que também promete risos e como a rir se podem aprender

Relacionados

  • Abordagem dos aspectos biológicos, moleculares, epdemiológicos das infecções e das manifestações clínicas de salmonella enteritidis
    9968 palavras | 40 páginas
  • Programa de mestrado em patologia ambiental e experimental
    10073 palavras | 41 páginas