Psicoterapia psiccanalitica breve ou aconselhamento psicanalitico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A teoria ou psicologia do Ego é um desdobramento da teoria psicanalítica freudiana. Para Freud o ego atua como instância executiva da personalidade total, entretanto, ele nunca compreendeu o ego como autônomo, de modo que esta instância sempre estaria dependente do id.
Em contraposição a perspectiva freudiana, Heinz Hartmann (1958,1964) destaca o avanço no conceito de autonomia do ego. O mesmopostula que existe uma fase de indiferenciação no início da vida, sendo que tanto o id quanto o ego são formados nesse período.
Tenta sustentar a ideia de que o ego não surge de um id inato, e sim que cada instância tem sua formação e tendências inatas, além disso, cada sistema tem seu próprio curso de desenvolvimento. Assim os alvos desses processos do ego podem ser independentes dos alvospuramente instintivos (HALL-LINZEY 1909)
Para Hartmann, uma defesa pode emancipar-se de sua gênese no combate aos instintos e trabalhar para as funções de ajustamento e organização. Outro ponto relevante, é que esses teóricos também dirigem ao ego uma parte livre de conflito, por essa razão, uma parcela dos processos do ego não está em conflito com o id, superego ou mundo externo.
Em seu processoadaptativo o ego goza de processos cognitivos da percepção, memória e/ou pensamento. Fala-se então, em processos cognitivos do ego, por conseguinte, surge uma aproximação da psicologia com a psicanálise. Para explorar a construção da psicanálise na escola norte americana HALL-LINZEY (1909) cita Robert White, um psicólogo de Harvard, para White, a instância do ego além de ser provido de uma energiaprópria, busca por satisfações próprias o que não depende energias instintiva.

Psicanálise e Psicologia

Pode-se afirmar que um dos acontecimentos de grande relevância para a aproximação da psicanálise com psicologia foi o contato com psicanalistas qualificados e a formação obtida por meio destes. O contato ocorreu após a II Guerra Mundial. Anteriormente a formação psicanalítica eraoferecida apenas a médicos (ao menos nos E.U.A)
Como exemplo de profissionais nesse período, temos Geroge Klein, psicólogo com formação psicanalítica, direcionou experimentos a psicanálise em laboratório, com o objetivo de construir uma teoria fundamentada nos processos cognitivos.

Principais contribuições de Klein:
* Demonstrou que as hipóteses que surgem na clínica podem ser exploradas emlaboratório
* Viabilizou aos doutorandos em Psicologia que se identificavam com a Psicanálise, a oportunidade de estabelecer estudos voltados para a pesquisa.
* Contribuiu para que a Psicanálise alcançasse respeito por outros psicólogos, visto que a psicanálise não tinha prestigio enquanto ciência.

Aconselhamento Psicanalítico
Por muito tempo pensou-se que a obra freudiana não pudesse seraplicada ao processo de aconselhamento por se tratar de uma técnica que visa o alívio de problemas emocionais sérios, demanda tempo e um exame minucioso da personalidade do cliente (insights em todas as áreas).
Atualmente a psicanálise tem sido amplamente utilizada no processo de aconselhamento, onde o profissional enfatiza o bom funcionamento do ego, tomando este como agente de crescimento docliente e influenciador direto da sua relação com a realidade e as situações da vida. O papel do aconselhamento é desalojar e trabalhar com os conteúdos inconscientes, que mesmo afastados da consciência pelos mecanismos de defesa, interferem diretamente no modo de agir e pensar do cliente.
Neste processo o cliente fala livremente sobre o que o aflige e o conselheiro tenta através de discussão doproblema, associação livre ou relato do sonho, interpretar para ele o seu comportamento, e usando psicodinâmica ou acontecimentos da própria relação de aconselhamento o leva a ter um insight, e como consequência uma descarga emocional, nova percepção a respeito das situações que lhe são difíceis e da realidade vivida.
Temos ainda, outra modalidade de atendimento chamada de Psicoterapia Breve...
tracking img